Cidades

Dia Mundial do Skate é comemorado antecipadamente em Brasília

postado em 20/06/2011 08:00
Skatistas realizaram acrobacias e pediram incentivo ao esporte no DFO amplo espaço ao redor do Conjunto Cultural da República foi o local escolhido por skatistas de todo o Distrito Federal para comemorar, antecipadamente, o Dia Mundial do Skate. Ontem, pelo menos 100 esportistas amadores passaram pela Esplanada dos Ministérios. Fizeram manobras em pequenas rampas e demonstraram talento. A data é lembrada em mais de 32 países, sempre em 21 de junho.

Os organizadores, porém, decidiram aproveitar o fim de semana para garantir a presença do público. A comemoração começou às 14h e durou até as 20h. Ao fim do dia, os participantes deslizaram em cima de skates, do Museu da República ao Congresso Nacional. Pelo terceiro ano seguido, a Associação de Skate da Capital (ASC) reuniu adeptos para aproveitar o dia de sol e de fazer reivindicações.

Eles querem incentivo do governo para a prática do esporte. ;Estamos mapeando as pistas de skate em todo o DF. Temos pelo menos 10. Mas algumas estão precárias. Há, em média, 10 mil skatistas na capital do país. Merecemos atenção;, disse o presidente da ASC, Francisco Pessanha, 29 anos. Amanhã, representantes da ASC devem participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados a respeito do esporte.

Os estudantes Marco Antônio Viana, 17 anos, e Maria Clara, 16, moradores da Asa Sul, participaram para dar visibilidade ao movimento. ;Quanto mais gente vier, melhor. Toda região do DF deveria ter pelo menos uma pista de skate;, opinou Marco. ;Skate é diversão saudável;, afirmou Maria Clara. Durante todo o evento, os DJs do coletivo Batidão Sonoro garantiram o som.

As preocupações dos skatistas vão além do entretenimento. A associação mantém um projeto voltado para crianças carentes, na Estrutural. Toda segunda-feira, Pessanha oferece aulas desse esporte em um colégio público. ;Praticar skate melhora o equilíbrio e mostra que existem muitos jeitos de aproveitar o próprio tempo. Isso é importante, principalmente em um lugar carente de lazer como a Estrutural;, explicou.

O morador do Paranoá Rodrigo Aragão, 18 anos, também ensina meninos e meninas a se divertirem de forma saudável, por meio do skate, na cidade onde vive. ;O movimento tem que crescer. Eventos como o Dia Mundial são para dar uma força;, avaliou. Os projetos sociais precisam de doação de peças para os equipamentos e de voluntários. Informações: ascbsb@yahoogrupos.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação