Cidades

Inverno começa com promessa de muito frio e secura para os brasilienses

postado em 20/06/2011 20:00
Há algum tempo os brasilienses já sentem o frio típico dessa época do ano. Entretanto, o inverno chega oficialmente ao Distrito Federal às 14h16 desta terça-feira (21/6). De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manoel Rangel, a previsão para o primeiro dia do inverno na capital federal é de temperatura máxima de 26; e mínima de 12;, com umidade entre 85% e 30%. A estação promete ser fria, com temperaturas chegando a 10;, e seca, com grandes períodos de estiagem.

Rangel explica que o inverno chega de forma crescente. Segundo o meteorologista, no primeiro mês a estação chega agradável e a umidade relativa do ar ainda não é preocupante. ;Já no segundo mês, a temperatura cai e causa problemas à umidade relativa, que fica abaixo de 30%. No entanto, o último mês do inverno é o período mais crítico do ano, quando a umidade pode chegar a 10%;, alerta.

O tempo seco aumenta os índices de queimadas no DF. Rangel afirma que, em 2010, foi constatado que a quantidade de queimadas elevada é associada ao ser humano. ;Os agricultores, por exemplo, aproveitam esta época para limpar os terrenos e assim começam as queimadas;, diz.

O meteorologista dá uma dica à população brasiliense ao observar o pôr do sol. ;Assim, podemos perceber quando a qualidade do ar está ruim. Se estiver muito bonito, com a coloração vermelha e laranja, significa que a qualidade não está boa. A névoa seca ajuda a emanar os raios solares, por isso neste período sempre podemos presenciar um bonito pôr do sol;, afirma.

Cuidados com a saúde

O inverno, juntamente com as queimadas, pioram a qualidade do ar, causando problemas alérgicos e respiratórios, secura na garganta, nariz, olhos e pele. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OS), a umidade relativa do ar inferior a 30% é classificada como estado de atenção. Entre 20% e 12%, considera-se estado de alerta e abaixo de 12% alerta máximo.

A pediatra Adriana Grazianno afirma que o mais importante nesta época da seca é beber bastante água para que haja hidratação de todo o sistema. ;A hidratação também é importante para diminuir a quantidade de secreção, além de processos irritativos da laringe e faringe;, explica.

Adriana diz que sangramentos nasais são comuns na época da seca e que, para este caso, é aconselhável lavar as narinas com sono fisiológico. Segundo a pediatra, as crianças e os idosos são os mais prejudicados com esta época do ano. ;São as duas extremidades mais comprometidas. As crianças, porque não tem sistema imunológico completamente desenvolvido e os idosos porque o sistema já não funciona tão bem;, completa.

A médica também orienta que as pessoas diminuam a poeira domiciliar, retirando, por exemplo, tapetes, bichos de pelúcia e prateleiras de livros do ambiente. ;É aconselhável que os animais de estimação fiquem fora de casa e, principalmente, fora dos quartos;, afirma Adriana.

Para diminuir a sensação de secura, a pediatra aconselha o uso de bacias com água no quarto ou toalhas úmidas nas cabeceiras das camas. ;Ressalto que bacias ou baldes com água não devem ser utilizados em ambientes com criança pequena;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação