Cidades

Agefis destrói 1,5 milhão de DVDs e CDs apreendidos desde 2008 no DF

postado em 05/07/2011 12:37

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciou nesta manhã de terça-feira (5/7), a destruição de 1,5 milhão de DVDs e CDs piratas e 30 máquinas caça-níqueis apreendidas durante operações realizadas pelo órgão desde 2008.

A destruição é feita com um máquina de rolo compressor que passa por cima dos materiais. "A máquina passa por cima dos produtos para que seja tirado a validade e também a possibilidade desses produtos poderem ser usados novamente", explica o diretor-geral da Agefis, Gleiston Marcos de Paula. Após essa primeira destruição, os produtos seguem para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que é responsável pela incineração dos DVDs, CDs e máquinas caça-níqueis.

Em relação a demora para destruição dos materiais, o diretor-geral explica que como os produtos servem como provas nos processos criminais eles só podem ser destruídos com autorização da Justiça. "Muitos desses materiais servem como provas contra os suspeitos e também tem o fato de que esse procedimento (a destruição) tem um custo muito alto aos cofres públicos. Por isso é importante juntar uma grande quantidade", afirma Gleiston.

O diretor também ressaltou que as ações de apreensão são feitas regularmente em centros e feiras. "Um mês atrás o governador Agnelo Queiroz criou um comitê de combate à pirataria que vai de fato tornar essa fiscalização mais efetiva com o apoio das polícias Militar e Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Ordem Pública e Social e a Agefis", finaliza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação