Cidades

Programa "Brasília, Cidade Parque" promete entregar 68 parques até 2014

postado em 15/07/2011 13:33
As obras de um projeto que promete deixar Brasília ainda mais verde foram lançadas nesta manhã de sexta-feira (15/7), no Parque da Asa Sul, localizado na Quadra 614, na L2 Sul. O governador Agnelo Queiroz prometeu entregar até o fim do mandato, que termina em 2014, 68 parques. A proposta é revitalizar alguns já existentes e construir outros. O projeto também inclui a revitalização de 22 áreas de conservação.

Agnelo explicou que os recursos das obras virão por meio de investimentos de compensação. Isto significa que empresas que têm débito por conta de prejuízos causados à natureza e que, de alguma forma, devem reparar os danos, são as potenciais investidoras. Recursos de outras empresas privadas também serão repassados. No caso do Parque da Asa Sul, o IESB vai custear uma parcela da obra, mas o orçamento, no entanto, não foi divulgado.

Apenas os recursos vindos da compensação devem render R$ 100 milhões para o programa "Brasília, Cidade Parque", o que não significa que as obras das 68 unidades custarão apenas estes valores, pois há gastos com manutenção e recursos humanos.

O projeto da Asa Sul foi feito pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Algumas ações já foram feitas ou estão em andamentos no parque. Moradores de rua e traficantes foram removidos do local. Toda a área está cercada e a sede já foi construída.

Várias autoridades acompanharam o lançamento do programa; entre elas o governador Agnelo Queiroz, o senador Rodrigo Rollemberg, os secretários de Meio-Ambiente, Eduardo Brandão, e obras, Luiz Pitiman, além de membros do conselho comunitário e empresários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação