Cidades

Integrantes do MTST pretendem passar a noite no Ministério das Cidades

postado em 20/07/2011 17:59
Sentados em frente ao Ministério das Cidades, os manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) prometem passar a noite no local. Parte do grupo, de cerca de 70 pessoas, permanece ainda na recepção do órgão. Os manifestantes pedem que 400 famílias tenham uma área provisória para morar. Eles esperam ser recebidos pelo ministro Mário Negromonte e que, dessa forma, haja pressão sobre o Governo do DF para que as reivindicações sejam analisadas com rapidez.

O grupo pede ainda que as 800 famílias que fazem parte do MTST no DF sejam incluídas no cadastro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) no Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, um auditório foi cedido aos manifestantes, que preferiram permanecer do lado de fora para que sejam vistos. Ainda de acordo com a assessoria, o secretário Nacional de Programas Urbanos, Norman Oliveira, vai se reunir com representantes da Codhab e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para encontrar uma solução ainda nesta quarta.

[SAIBAMAIS]Segundo a assessoria da Secretaria de Comunicação, o governo só vai se pronunciar após o resultado do pedido na Justiça de reintegração de posse feito nesta quarta-feira (20/7), para reaver os imóveis invadidos na Estrutural, onde um grupo de pessoas ocupou irregularmente 316 casas populares do Programa Brasília Sustentável.

BR-070
Os manifestantes estão acampados às margens da BR-070, no final de Ceilândia, desde a madrugada de sábado (16/7). Com barracas improvisadas, feitas de lona e bambu, o grupo reivindica o direito à moradia aos integrantes do MTST. Durante a semana, as barracas chegaram a ser removidas, mas logo foram reerguidas. Nesta quarta-feira (20/7), as barracas foram retiradas do local novamente após uma operação envolvendo a Secretaria de Estado de Ordem Pública Social (Seops), Agência de Fiscalização (Agefis), Terracap, e polícias Civil e Militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação