Cidades

Agnelo Queiroz afirma não aceitará interferências em sua gestão

Ana Maria Campos
postado em 27/07/2011 07:51
O governador Agnelo Queiroz (PT) demonstrou ontem, publicamente, o descontentamento em relação à postura do ex-secretário de Obras Luiz Pitiman na votação do projeto de lei que deu superpoderes à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), aprovado na Câmara Legislativa na última semana de junho. Em entrevista concedida após evento na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, Agnelo considerou um ;erro grave; a conduta do peemedebista ao articular a rejeição de uma proposta encaminhada pelo próprio Executivo para apreciação dos distritais.;Temos um comando único. É o único motivo da saída (de Pitiman do governo).;

Agnelo demonstra, assim, que teve papel decisivo na demissão de Pitiman, embora ele tenha entregado ao governador uma carta de demissão na última quinta-feira. Na despedida, o então secretário de Obras lamentou a aprovação do projeto que transferiu para a Terracap a responsabilidade de conduzir a principal obra da atual gestão, a construção do Estádio Nacional de Brasília, que vai receber jogos da Copa de 2014. O pedido de exoneração, no entanto, foi apenas consequência de pressão do PT, partido de Agnelo, para tirar Pitiman da Secretaria de Obras. ;Objetivamente, essa questão do Pitiman tem a ver com a ação da secretaria com relação à divergência de projetos de governo enviados à Câmara Legislativa;, afirmou o governador.

Durante três semanas, Pitiman foi fritado nos bastidores. A decisão de demitir o secretário de Obras foi tomada ainda na madrugada de 30 de junho, quando os deputados distritais votaram o projeto. A Terracap passou a ter a prerrogativa de investir recursos próprios em obras de infraestrutura e também realizar parcerias público-privadas. Pitiman não gostou da movimentação política, ocorrida justamente quando o vice-governador Tadeu Filippelli, responsável pelas indicações no setor, estava fora do Brasil. O então secretário de Obras comandou mobilização para tentar impedir a aprovação do projeto. A costura política foi derrotada graças ao empenho contrário do secretário de Governo, Paulo Tadeu, e do presidente da Câmara Patrício (PT).

O governador demonstrou ontem não estar interessado em atritos com Pitiman, que assumirá mandato de deputado federal pelo PMDB em até 30 dias. Por isso, elogiou o ex-auxiliar, mas demonstrou que não aceitará interferências em sua gestão. ;Ele (Pitiman) é um excelente auxiliar, faz um trabalho maravilhoso, continuará na Câmara com apoio total a nós. Não altera a nossa confiança. Entretanto, um erro desse é grave;, avaliou.

Técnico
Com a saída de Pitiman, Agnelo deve nomear um técnico para a pasta, conforme revelou ontem o Correio. A intenção do governador é escolher alguém identificado com o seu próprio grupo político, sem subordinação ao PMDB. Até ontem, não havia uma definição. Mas a escolha do novo secretário é a prioridade num momento em que Agnelo e pretende fazer adequações em sua equipe até o fim da semana, antes do retorno dos trabalhos no Legislativo.

O suplente de Pitiman, Ricardo Quirino (PRB), representante da Igreja Universal, deve assumir um cargo no governo, no primeiro escalão ou em alguma empresa vinculada ao Executivo. Mas essa decisão passa por um arranjo político. Quirino gostaria de ocupar uma pasta na área social. A pasta de Desenvolvimento Social está sob a gestão de Arlete Sampaio, distrital licenciada e importante colaboradora do governo. Dificilmente será desalojada. Quirino disse ontem ao Correio que ainda não se encontrou com Agnelo para discutir uma função e aguarda um chamado para tratar do assunto.

(Colaborou Luiz Calcagno)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação