Cidades

Simplicidade e praticidade no cardápio são tendências nos casamentos

postado em 20/08/2011 17:09

Festa de casamento das antigas era certeza de comida diferente e bebida cara. Parecia que a ordem era mostrar que tudo ali tinha saído por uma fortuna e, para tanto, o exagero era quem ditava as regras.Hoje, isso impera mais. A tendência é aliar sofisticação com comida gostosa, sem surpresas. Especialistas contam que a escolha tem sido por pratos que remetem aos sabores de casa e da vida, sem causar nenhum estranhamento ao paladar.

De acordo com o cerimonialista da Luxo Festa César Serra, antigamente o objetivo das festas de casamento era ostentar. Por isso, servia-se muita comida sem gosto, levando em conta a ornamentação e a nacionalidade dos pratos. ;As pessoas já passaram pela culinária francesa, pela japonesa; Era tudo muito bonito, porém, sem sabor;, ressalta. Serra afirma que o chique é ser objetivo, servir comidas saborosas e com requinte.

Com a certeza de que vão agradar, os bufês, agora, priorizam as delícias brasileiras servidas em miniporções, como picadinhos, moquequinhas e queijo coalho com mel. As saladas também foram para o coquetel. ;Antes, era montada uma salada linda com o bufê, mas percebemos que ninguém comia. Oferecendo em pequenas porções, agrada mais;, opina Serra. Para a cerimonialista Christiane Villas, o confort food está em alta por ser prático e proporcionar maior integração dos convidados.

Segundo ela, o coquetel que antecede o jantar se tornou o alvo das festas. ;Salgadinhos bem comuns, espetinhos e empratadinhos (pequenos pratos feitos) são a grande tendência;, aposta. Ela explica que os noivos procuram adequar o cardápio ao perfil dos convidados, e a regra é bem simples. No caso dos casamentos tradicionais, o indicado é o bufê com um toque de requinte. Já para casais alternativos, o melhor são os bufês e as ilhas, com chefs preparando a comida na hora. Nesse caso, vale de tudo: grandes mesas com antepastos, saladas, frutos do mar... ;Até mesmo a mais popular rabada com polenta e a costelinha com canjiquinha já estiveram presentes em casamentos;, recorda Christiane.

Saem da mesa do banquete a tradicional salada verde, o arroz com amêndoas, o filé ao molho madeira e o frango aos quatro queijos. Também fica de fora a interminável fila de convidados com prato nas mãos, esperando, geralmente, a comida fria. A solução, agora, são as ilhas que separam os serviços. Assim, ninguém fica amontoado em um lugar só. ;São ilhas de antepastos, frutos do mar, bar de degustação com uísque, vodca de várias marcas harmonizadas com ostras ou degustação de queijos com vinhos;, ilustra Serra.

Christiane Villas considera que receitas com carnes regadas a molhos inusitados e doces que mais parecem enfeites merecem espaço apenas nos livros de receitas antigos. ;Hoje, todos se preocupam com a alimentação saudável. Um exemplo são as saladas, as carnes brancas e as massas sem muitos ingredientes, boas opções para os jantares;, ensina.

Brigadeiro
Para adoçar, os bufês foram buscar no passado o que mais agrada ao paladar. César Serra conta que, até pouco tempo, as opções eram lindas, embora só exprimissem sabor de gordura hidrogenada. ;Atualmente, a estrela tem sido os tradicionais brigadeiros, os casadinhos e os bombons de morango e uva, não tirando o espaço do clássico cr;me br;lé;, diz. Christiane afirma que o brigadeiro tem sido o grande galã da vez, e em várias versões. Essas opções substituem os bombons parafinados e cheios de açúcar. Até mesmo o tradicional bolo virou maquete, dando espaço para as tortas e os bolos com sorvete e calda quente. ;Doces regionais como goiabada cascão, marmelada em formato festa e cristalizados são a grande atração para finalizar;, acredita.

Já a cake designer Maria de Fátima discorda. ;Esses são docinhos mais voltados para festas infantis, pois a aparência não é tão glamourosa quantos os bombons oferecidos em casamento;, acredita. Para ela, doces como cajuzinho, compotas, os feitos com leite ninho, olho de sogra caramelado, camafeu de nozes e figo, entre outras, são opções consideradas ;cafonas;.

Também saíram de moda os bolos exagerados. ;Cada vez mais, exigiam-se bolos altos, com muitos confeitos e bem pesados;, recorda Serra. Maria de Fátima diz que as maquetes são mais higiênicas, práticas e confortáveis, por não desmanchar durante a festa. ;É uma forma de ter um bolo maior na mesa e de não desperdiçar, pois se contrata a quantidade certa para cada convidado;, observa.

Harmonia
A bartender Celina Alencar, do bar itinerante Moove Bar, conta que, em relação às bebidas, não há uma tendência a seguir. A escolha dos drinques leva em conta o tema da festa e o gosto dos clientes. Segundo ela, no Brasil, há uma preferência por drinques adoçados com leite condensado, embora a mistura não agrade muito os especialistas. ;O sabor do leite condensado prevalece e tira o gosto da bebida e das frutas;, opina.

Ela, que ganhou o concurso Absolut Creative Drinks com bebidas à base de vodca original e saborisada, explica que frozen, caipiroska, piña colada e sex on the beach ainda são os campeões de pedidos. ;Quanto mais doce, mais os clientes gostam;, diz.

Opção de maior requinte, os espumantes, frisantes e lambruscos também são boas escolhas. De acordo com a cerimonialista Christane Villas, drinques coloridos, vinhos tintos e até mesmo degustação de cachaças podem compor a carta de bebidas. ;Tudo sempre em harmonia com o cardápio escolhido e o perfil dos convidados;, ressalta.

Menu de celebridades

Juliana Paes e Eduardo Baptista
Para adoçar, queijo com goiabada, brigadeiro de copinho, doces de laranjinha japonesa e flor de coco.

Adriane Galisteu e Alexandre Iódice
No menu, serviram pratos leves, como carnes, frutos do mar e salada. O cardápio de doces contou com brigadeiro tradicional e crocante, trufas, tortinhas de limão e de maracujá, doces de nozes, trouxinhas de coco e docinhos de ganash.

Dudu Nobre e Priscila Grasso
Para beber, escolheram vinhos de excelente safra, vodcas francesas, sucos de frutas variadas e muita cerveja. Para comer, risoto de pato e escondidinho de batata barôa com carne seca.

Kate Middleton e o príncipe William
Foi servido um bolo de chocolate, a pedido do príncipe.

Fernanda Tavares e Murilo Rosa
O ponto alto foram as bebidas como champanhe Mumm, uísque Ballantines, vinho Graffigna Centenário Malbec e vodca Wyborowa.

Sandy Leah e Lucas Lima
Optaram por massas e carnes. De sobremesa, frutas frescas flambadas e sorvete de melão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação