Cidades

Corrida da Cerveja pode ser autuada por atraso no recolhimento do lixo

postado em 29/08/2011 10:22
As 12 toneladas de lixo deixadas pela Corrida da Cerveja, realizada nesse domingo (28/8), podem render uma autuação aos organizadores do evento por não cumprirem algumas exigências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre a utilização de vias públicas. Uma delas é a urgência na limpeza das pistas, para que o trânsito possa voltar a fluir normalmente. O DER informou que a organização enviou um ofício para o Serviço de Limpeza Urbano (SLU) no dia 10 de agosto solicitando o recolhimento do lixo após a corrida. Mas a liberação do Eixão Norte, entre as quadras 11 e 8, onde os participantes se concentraram, só ocorreu nesta manhã de segunda-feira (29/8); primeiro, por volta das 8h, no sentido área central, em seguida, sentido Lago Norte.

O diretor adjunto de operações do SLU, Luiz Carlos Figueiredo, informou que 40 garis acompanharam a corrida, permanecendo no local até às 19h30. "Por se tratar de um evento que tem bebida alcoólica e levando em conta os instrumentos de trabalho do SLU - espetos e vassouras - a Polícia Militar pediu, por questão de segurança, que os trabalhos fossem suspensos", esclarece Figueiredo. O SLU informou, ainda, que o ofício enviado pela Corrida da Cerveja previa 7 mil pessoas no Eixão, mas este número chegou a 30 mil. "Nós trabalhamos em cima da quantidade de pessoas que a organização estimou, então, enviamos um número de trabalhadores para atender esses 7 mil. Ninguém previu que haveriam 30 mil".

O organizador do evento, Daniel Ribas, afirmou que há três meses tenta reunir os documentos para realizar a corrida. "Faz um mês que a gente está em contato com o SLU, falei com todos os responsáveis e me garantiram que o Eixão seria limpo depois". Ele também disse que entrou em contato com a secretaria de Segurança Pública, com a administração de Brasília e a coordenadoria das cidades e pagou todas as taxas. "Nosso objetivo é fazer um evento legal e não é deixar a rua suja e atrapalhar os moradores". Segundo Daniel, foram entregues sacos de lixo para os cerca de dois mil inscritos.

Às 6h de hoje, os trabalhos foram retomados. Cerca de 140 garis deram continuidade à limpeza, concentrando os esforços em um sentido de cada vez. Os trabalhadores priorizaram a retirada da sujeira nas pistas que ligam a Asa Norte à zona central e Asa Sul, que possui o maior movimento durante o horário de pico pela manhã. Concluída esta etapa, o tráfego foi liberado e a limpeza direcionada para o sentido saída Norte, liberado às 8h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação