Cidades

Novo Ponto de Encontro Comunitário no Cruzeiro homenageia Cássia Eller

postado em 02/09/2011 08:00
A praça, que já conta com equipamentos esportivos e de lazer, ainda não está concluída. Em breve, o local ganhará placa com o nome da artista
Os moradores do Cruzeiro ganharam, ontem, mais um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), com aparelhos para ginástica e lazer. Esse é o terceiro espaço destinado à prática de atividade física na cidade, mas com um diferencial: será chamado de Praça Cássia Eller, em homenagem à cantora que morou 10 anos na região administrativa (veja memória). Foi no Cruzeiro que ela começou a apresentar suas primeiras músicas em bares e feiras, até ser conhecida nacionalmente. Localizado na Quadra 913 do Cruzeiro Novo, o PEC terá ainda um parquinho para as crianças brincarem enquanto os pais se exercitam, e mesas destinadas aos que gostam de jogar dominó ou baralho.

A praça é o primeiro espaço público a levar o nome de Cássia Eller em Brasília. A homenagem deixou a irmã da cantora emocionada. ;Ficamos muito felizes em ver que, mesmo após 10 anos da morte dela, ainda há lembranças do trabalho. A Cássia gostava de morar em Brasília. No começo da carreira, tocava em bares no Cruzeiro e na Feira Permanente. No Elefante Branco, onde estudou, também fazia sucesso entre os colegas ao mostrar suas canções;, comentou Cláudia Eller, 47 anos. Moradora da região, Cláudia chegou à praça por volta das 9h, acompanhada pela irmã Carla Eller, 47, e pela filha, Paula Eller, 24, que toca bateria na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc).
Michelle Fayad (E) comemora:
A inauguração de ontem presenteou os moradores com 30 aparelhos de ginástica. O parquinho e as mesas serão construídas em breve. Dentro de 15 dias, o lugar receberá iluminação para favorecer aqueles que quiserem malhar à noite. Está prevista também a confecção de uma placa com o nome da cantora. ;Já existia uma sala na Funarte em homenagem a ela. Mas, tratando-se de lugares destinados exclusivamente à comunidade, este é o primeiro. Vamos esperar um novo evento para a colocação da placa;, informou Cláudia.

Até o fim do ano, está prevista a construção de mais um PEC no Cruzeiro. Em 2012, serão instalados outros quatro. ;Temos a maior concentração per capita de idosos da capital. Com a construção desses espaços, estamos respeitando a memória daqueles que saíram dos estados em que nasceram para fundar o Cruzeiro;, analisa o administrador da região administrativa, Salin Siddartha. Segundo ele, os espaços terão uma profissional de educação física para orientar aqueles que desejam se exercitar de forma correta. ;Na Praça Cássia Eller, ela atuará todos os dias, das 8h às 10h e das 16h30 às 18h;, assegurou.

Mudança de hábito
A população acredita que a praça será um marco para mudar a rotina local. ;As pessoas aqui ficam muito tempo dentro de casa ou no trabalho. Com esse espaço, teremos entretenimento comunitário;, avaliou Michelle Fayad, 35 anos, moradora do Cruzeiro há 20. Ontem, ela levou o filho João Pedro, 7, e o sobrinho Lucca, 12, para se divertirem na praça. ;É um lugar tranquilo e bom para fazer exercícios. Espero que o parquinho fique pronto logo para que eles possam brincar enquanto uso os aparelhos;, enfatiza.

Zuleica Viana, 51 anos, acredita que a praça é uma forma de manter a saúde em dia. ;Sou diabética e preciso me exercitar. Com os aparelhos pertinho de casa, me sinto mais estimulada;, afirmou a funcionária pública, moradora da cidade há quatro anos. Na troca entre aparelhos de aeróbica e de força muscular, ela afirmou que espera ver a comunidade interagir mais. ;Hoje, vim a pé. As pessoas podem trazer os cachorros e as crianças para conhecer esse espaço destinado ao nosso lazer;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação