Cidades

Muro com obra de Athos Bulcão ao lado de posto na 503 Norte é derrubado

Guilherme Goulart
postado em 21/09/2011 20:53

Um muro com azulejos do artista plástico Athos Bulcão foi ao chão na noite desta quarta-feira (21/9). A obra, localizada no posto de combustíveis da concessionária Disbrave, no início da Asa Norte, foi derrubada por volta das 19h. Funcionários com o uniforme da empresa usaram uma britadeira e uma marreta para colocar abaixo a parede.

A destruição da obra tem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília. O superintendente do órgão, Alfredo Gastal, informou ao Correio que a intervenção ocorreu a pedido dos donos da Disbrave. "Eles precisavam ampliar o local e pediram autorização. Também conversaram com a Valéria (Cabral, diretora executiva da Fundação Athos Bulcão) e se comprometeram a erguer um painel idêntico ao original. Está tudo corretíssimo", afirmou. Segundo Valéria, não houve um comunicado oficial, mas, diante da autorização do Iphan, a Disbrave reiterou que levantaria o trabalho na mesma área do posto.

O Correio acompanhou a demolição da estrutura. Nenhum dos funcionários envolvidos na operação quis dar entrevistas ou entrar em contato com os responsáveis pela intervenção. Mas um deles limitou-se a dizer que a destruição da obra de Athos Bulcão tinha relação com a ampliação do empreendimento. A derrubada do painel de azulejos terminou por volta das 22h.

Em nota, a assessoria jurídica da Disbrave disse apenas que o procedimento foi autorizado pelo Iphan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação