Cidades

Greve dos bancários faz brasiliense buscar alternativas para pagar contas

postado em 27/09/2011 10:51
Com a greve dos bancários iniciada nesta terça-feira (27/9) em todo o país, o consumidor brasiliense que precisar pagar contas, solicitar atendimento em agências e precisar de outros serviços nos bancos, deve prestar atenção às mudanças no serviço, durante o período de paralisações. O diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, aconselha o brasiliense a buscar formas alternativas para pagar as contas.

"Se a cobrança estiver em dia, a pessoa pode ir direto ao caixa eletrônico e efetuar o pagamento. O consumidor não deve ficar parado e esperar uma solução, deve procurar diferentes formas de quitar a dívida". Por exemplo, "a conta do cartão de crédito vence nesta terça-feira, mas a fatura não chegou em casa porque os Correios estão em greve e não é possível ir ao banco fazer o pagamento. O ideal é ligar na operadora do cartão, pedir o número do código de barras e ir a um caixa eletrônico. Na operação, basta digitar estes números para pagar a fatura e ficar em dia com as cobranças".

[SAIBAMAIS]O diretor do Ibedec aconselha ainda as pessoas a ficarem atentas em relação ao fim da greve, "pois há no Distrito Federal uma lei [3594/2005] que permite ao consumidor pagar as contas um dia útil após o fim das paralisações bancárias. No entanto, pode haver outras cobranças por parte das administradoras, o cliente exigir o ressarcimento por parte do banco, a agência se negar e começar aí uma batalha judicial, o que desgasta todas as partes". Portanto, diz Tardin, "o ideal é procurar as empresas responsáveis pelas cobranças, pedir alternativas para quitar as contas e ficar atento aos juros e taxas adicionais pelo não pagamento no dia estipulado", afirma. "O consumidor pode ir a casas lotéricas e quitar as dívidas, ou se dirigir normalmente aos caixas eletrônicos para fazer os serviços disponibilizados durante a greve", conlui o diretor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação