Cidades

297 mil residências no DF podem ter a conta de água reajustada pela Caesb

postado em 29/09/2011 20:00
O valor pago pela tarifa de água de 297 mil residências - pouco mais da metade das instalações ativas no Distrito Federal - sofrerá alteração por conta da atualização do perfil das habitações, que deixaram de ser consideradas rústicas. São 6.800 habitações apenas no Plano Piloto. Os interessados devem receber informativos sobre o reajuste anunciado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) até o fim desta quinta-feira (29/9).

A ação é composta por uma avaliação da companhia a respeito da classe residencial. Isso vem ocorrendo desde abril de 2011 e, desde então, alguns usuários já começaram a pagar o valor corrigido. Quem discordar da conclusão feita pela Caesb poderá recorrer da decisão e tentar manter o gasto atual. Para isso, é preciso agendar uma visita técnica com a empresa e dentro do prazo de 10 dias haverá uma nova avaliação.

Cerca de sete mil pessoas questionaram a avaliação e destas, mais de mil obtiveram resultado favorável. O limite de reclamações estabelecido pela companhia é de 30 dias, mas a Caesb se prontificou em aceitar todas as revisões mesmo após a data final. Caso a conta chegue antes da reversão expedida, a quantia cobrada deverá ser restituída pela empresa.

De acordo com o diretor de Comercialização da Caesb, Valtrudes Pereira Franco, construções rústicas remetem a um tratamento diferencial, subsidiado, por questão social. Entretanto, existem casos em que a construção sofreu modificações que eximem essa caracterização e, com isso, o benefício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação