Cidades

Fenômeno natural, halo solar é visto pelos moradores do DF e de Goiás

postado em 30/09/2011 12:26


Os moradores do Planalto Central estão sendo os únicos a visualizar o fenômeno do halo solar que está ocorrendo desde às 11h desta sexta-feira (30/9). O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris. Além de ser observado no DF, o halo é visto também em Goiás.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão para que o grande círculo no céu deixe de ser visto. O Inmet informou ainda que hoje o fenômeno poderá ser observado no Distrito Federal e em Goiás, pois para ocorrer depende da quantidade de cristais de gelo presente nas nuvens, o que naturalmente dificulta a visualização em várias outras localidades.

De acordo com um dos meteorologistas do Inmet, Manoel Rangel, o fenômeno natural não significa que irá chover. "Com halo ou sem halo, ele aparecendo ou não, uma situação não tem nada a ver com a outra. O evento pode ocorrer durante todo o ano, mas é comum durante a passagem do inverno para a privamera". Ele diz que a temperatura sentida pelos brasilienses não interfere na formação do halo. "Nós estamos bem abaixo da camada mais fria da atmosfera, então o que sentimos, seja calor ou frio, não tem nehuma relação com o fenômeno observado".

O Inmet informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. "Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos", explica Rangel.

Chuva no DF
O Inmet afirmou que a chuva chega ao Distrito Federal na próxima terça-feira (4/10) e fica até quarta-feira (5/10). "Durante este fim de semana o morador do DF vai sentir o clima bem abafado e, na segunda-feira à noite, devem começar a cair os primeiros pingos d;água", prevê Rangel. Além disso, a expectativa é a de que uma frente fria chegue à região. "Na chuva do começo da semana, havia no DF grandes aglomerados de nuvens, mas desta vez vai chover mesmo", completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação