Cidades

DF é referência quando o assunto é o aleitamento materno

postado em 03/10/2011 06:45
O Distrito Federal foi reconhecido por ser a única unidade da Federação no mundo autossuficiente em estoque de leite materno. O Ministério da Saúde prestou homenagem ao governador Agnelo Queiroz pela arrecadação e ampla cobertura dos bancos de leite nos hospitais da rede pública local, além do trabalho de coleta realizado pelo Corpo de Bombeiros do DF. A solenidade foi uma forma de lembrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 1; de outubro. Entidades e voluntários que atuam em prol do aleitamento em todo o país foram citados.

O secretário adjunto de Saúde, Fernando Elias Miziara, representou o governador e recebeu uma placa. Ele lembrou que o programa de aleitamento materno na capital do país existe desde 1980. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, afirmou que a homenagem é motivo de orgulho para Brasília. ;Para a gente, é uma satisfação ter um programa que é referência no mundo. Todos os nossos hospitais que têm maternidade possuem banco de leite;, destacou.

Barbosa frisou que é fundamental manter o nível do programa daqui para a frente. ;Estamos em um esforço a mais para conservar essa estrutura. O que estamos fazendo é modernizar alguns bancos de leite cujas instalações estão precárias;, disse.

Todos os anos, o Dia de Doação de Leite é lembrado pelo Ministério da Saúde por meio de campanhas, com o apoio de artistas que estão em fase de amamentação. Este ano, a madrinha da campanha é a apresentadora Luciana Gimenez.

A política de manutenção de bancos de leite é bem-sucedida no Brasil. Isso levou a Organização Mundial da Saúde a reconhecer o trabalho desenvolvido e apontar o país como modelo para outros. Por meio de parcerias, o programa nacional de aleitamento foi levado para todos os países da América do Sul, além de Haiti, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Portugal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação