Cidades

Homem é preso durante a noite acusado de estupros no DF e em Minas Gerais

postado em 07/10/2011 10:27
Um homem foi preso na noite de quinta-feira (6/10) ao chegar na 8; Delegacia de Polícia do Distrito Federal, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), dizendo ser vítima de um tiroteio na Estrutural. Valmir Ferreira dos Santos, 33 anos, não contava que seria reconhecido por policiais da 8; DP, responsável pela região onde o homem é catador de lixo. Valmir é acusado de cometer estupros em Minas Gerais (com registro na cidade de Patrocínio) e no Distrito Federal. Ele foi reconhecido pelas vítimas e preso na hora. Valmir vai responder ainda por roubo e, se for condenado pela Justiça, pode pegar até 80 anos de prisão, mas, de acordo com a lei brasileira, pode cumprir no máximo 30.

De acordo com o delegado Cícero Jairo Monteiro, da 38; Delegacia de Polícia, responsável pela região de Vicente Pires, a primeira ocorrência registrada contra Valmir foi em junho deste ano. A vítima descreveu que um homem a abordou na rua 01 da cidade, próxima ao Joquei Clube, a levou para o cerrado e cometeu o estupro. De lá para cá, outras mulheres vítimas do mesmo crime contaram à polícia relatos muito semelhantes. Todas diziam que o homem era manco de uma perna, usava boné e casaco. Além disso, todos os crimes foram praticados no mesmo local. Então, segundo Monteiro, as delegacias da região começaram a trabalhar de forma conjunta para tentar descobrir quem seria o autor, já que havia as suspeitas de que fosse o mesmo homem. "A 38; DP, a 8; DP, 33; DP e a 17; DP fizeram um trabalho de investigação para que o criminoso fosse encontrado", disse o delegado.

Apesar das buscas, não foi a polícia que chegou a Valmir, mas ele se dirigu a uma unidade. O catador de lixo disse ter sido baleado e foi encaminhado ao Hospital de Base. Lá, as pessoas contactaram a 8; DP, responsável pela Estrutural, onde ele dizia ter levado os tiros. A polícia, então, resolveu chamá-lo para esclarecer o que tinha acontecido. No local, policiais reconheceram as características descritas por todas as vítimas dos estupros e o fizeram aguardar. Os agentes chamaram as mulheres que reconheceram o autor. "A gente precisa investigar o caso a fundo, para ver se encontra provas concretas de que ele as estuprou. É claro que o fato delas o reconhecerem é importante, mas ele ainda está na condição de acusado, pois nega os crimes tanto aqui quanto em Minas. Portanto, devemos encontrar os indícios concretos para que o Valmir possa ser condenado", explica Monteiro.

O delegado da 38; DP disse que Valmir deve seguir nesta sexta-feira (7/10) para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) para aguardar a decisão da Justiça. "Se ele for condenado, pegará por cada crime uns 20 anos", completa Monteiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação