Cidades

Professores não aceitam proposta do governo e estado de greve continua

Roberta Machado
postado em 26/10/2011 12:49
Reunidos em assembleia, nesta manhã de quarta-feira (26/10), cerca de 2.500 professores do ensino público do Distrito Federal votaram por não aceitar a proposta apresentada na segunda-feira (24/10) pela Secretaria de Educação (SES-DF). Segundo o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), o governo se comprometeu a pagar aumentos anuais até 2014 de 2 a 7%. A categoria quer isonomia com o salário de médicos do GDF.

De acordo com a diretora do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa, é necessária a reestruturação do plano de carreira, "tanto na estrutura geral, quanto na tabela salarial", disse Rosilene Corrêa. Ela explica que o reajuste deve servir para os próximos três anos. "Queremos equiparação aos salários de médicos do GDF. Ou seja, se hoje recebemos praticamente a metade do que eles ganham, exigimos ganhar de forma igual;, explica. Pela tabela do Sinpro-DF, em 2014 os professores deveriam receber R$ 7.838,00 no início da carreira, enquanto na tabela apresentada pelo GDF o salário inicial chegaria a apenas R$ 4.915,00.

Uma nova assembleia será realizada no próximo dia 17, às 9h30, na Praça do Buriti, com paralisação. ;Se até lá não recebermos uma proposta que atenda às necessidades dos professores vamos marcar o início da greve;, argumentou a diretora. A categoria vai entregar nesta tarde uma carta ao governador Agnelo Queiroz exigindo negociação diretamente com ele.

Um mutirão também será realizado como forma de intensificar a mobilização. Segundo o Sinpro-DF, serão feitas visitas às escolas, com a participação da diretoria e da base da categoria. A lista com as datas e os horários das reuniões em cada cidade será disponibilizada no site www.sinprodf.org.br.

Alunos prejudicados
Com a paralisação, 85% das escolas ficaram sem aulas nesta manhã. As aulas do turno vespertino também foram suspensas. Nesta quinta-feira (27/10) haverá aula normalmente. As aulas do dia 18 e as de hoje serão repostas até o final de novembro. Cada escola será responsável pelo cronograma, que deverá ser encaminhado à SES até o dia 10/11.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação