Cidades

Cerca de 15 mil pessoas participam da marcha pela educação em Brasília

postado em 26/10/2011 13:23
Aproximadamente 15 mil pessoas, entre profissionais do setor, estudantes e população, participaram da Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública nesta quarta-feira (26/10), segundo um dos diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Antônio Lisboa. A manifestação, realizada na Esplanada dos Ministérios desde as 10h, tem por objetivo pressionar parlamentares a defender a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à Educação. No começo da tarde eles prepararam uma manifestação em frente ao Congresso Nacional.

De acordo com Antônio Lisboa, o Brasil investe atualmente cerca de 5% do PIB no setor. "A meta de investimento de 10% do PIB tira o atraso no qual a educação pública brasileira se encontra", explicou. Também são reivindicações a aplicação plena da lei do piso nacional para o magistério pelos estados e municípios, além da obrigatoriedade de planos de carreira e 1/3 da jornada para atividades de planejamento e formação.

Encontro com o ministro
Às 14h30, uma audiência está marcada com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na sede do ministério. No encontro, será pedida a instalação de uma Mesa de Negociação com as esferas do governo e trabalhadores da área para definir estratégias de aplicação da Lei do Piso.

De acordo com o CNTE, outro ponto que será abordado será com relação ao aperfeiçoamento do controle social sobre os recursos da educação, seja por meio de acompanhamento da aplicação das leis federais pelo Congresso Nacional, nos estados e municípios ou pela aprovação do PL n; 8.039/10, cujo conteúdo trata sobre a Lei de Responsabilidade Educacional.

Mudanças no trânsito
A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que três pistas que ficam do lado sul do Eixo Monumental foram interditadas, no canto esquerdo de quem segue para o Congresso Nacional (via S1). Ainda não há previsão de horário para a liberação da via.

Com informações de Jacqueline Saraiva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação