Cidades

Morar Mais por Menos atrai o público brasiliense com soluções inteligentes

postado em 27/10/2011 09:12
O ditado defende que nenhum lugar é melhor do que o próprio lar. É nesse sentido que a mostra Morar Mais por Menos, organizada pela Agência Fato e correalizada pelo Correio, está alimentando os sonhos do público brasiliense. Ontem, primeiro dia de visitação de um dos maiores eventos desse segmento, o local estava povoado de criatividade. Com base nas peças e nos ambientes elegantes, mas com uma proposta de preço justo, a mostra de decoração, arquitetura e paisagismo instalada na Casa do Candango atraiu muita curiosidade.

A quinta edição do evento surpreendeu até que quem o acompanha desde a estreia. A nutricionista Ângela Cantalice é uma dessas pessoas. ;Gosto de ver no início, quando a vegetação ainda está fresquinha, e voltar depois.

No começo, é o momento do encantamento. Na segunda visita, você parte para os detalhes;, conta. Moradora de em um apartamento no Guará 2, ela tirou o dia para andar pela mostra. Em cada cômodo, observava atentamente os mínimos detalhes. ;Dá para levar para casa. Acho que a proposta é a gente fazer essa sacação mesmo. Tem uma espécie de telha sendo utilizada para fechar um armário. Isso eu posso usar para separar um ambiente do outro, levar para outras situações;, diz entusiasmada.

O evento já ocorreu em nove capitais. Em todo o país, a Morar Mais por Menos está focada em cinco pilares: sustentabilidade, investindo em ambientes que buscam soluções e materiais alternativos, além de focar na economia de energia e água; inclusão social, que valoriza os produtos artesanais de ONGs e cooperativas de artesãos e cria oportunidade de negócios para quem trabalha informalmente; brasilidade, que consiste na valorização de produtos nacionais; tecnologia e inovação; e o conceito de vendas no local.

Para atender ao requisito da sustentabilidade e do preço que cabe no bolso, a arquiteta Soraya Veiga e outras três profissionais montaram o banheiro do hotel, uma estrutura com caixas encontradas na Ceasa. ;É a minha primeira experiência com exposição. É muito legal poder interagir com outros profissionais e é uma forma de mostrar o meu trabalho num lugar com visão social. Nós usamos caixas que iriam para o lixo. Claro que as lixamos e passamos uma cola, mas estamos reaproveitando o material;, explicou. Para o quesito brasilidade, há um painel com fitinhas do Senhor do Bonfim, nas quais as pessoas podem amarrar e fazer seus pedidos.

Ângela Cantalice acompanha todas as edições e, na abertura, identificou o que poderá levar para casa

Ambientes
A esteticista Patrícia Rosa, 37 anos, e o marido, o servidor público Beto Rosa, 45, já realizaram o sonho da casa própria. Como a conquista é recente, ainda falta montar e decorar alguns cômodos. Diferentemente de Ângela, essa foi a primeira visita que os dois fizeram a um evento do gênero. ;A sala de jantar foi o que mais nos chamou a atenção. E é o que estamos montando agora. Deu para tirar muitas ideias de ambientes;, disse Patrícia. ;A proposta é boa, tem qualidade em espaços, móveis e até nos nomes dos arquitetos presentes. Era bem o que eu esperava;, comentou Beto. Mesmo tendo feito a visita completa, o casal deve voltar em outro dia. Os preços ainda não estavam afixados nos ambientes e peças e os dois têm interesse em ter toda a informação possível da mostra. ;Vamos ter que voltar com mais calma;, avaliou Patrícia.

Os preços também são importantes para a assistente social Rosa Maria Queiroz Santos, 63 anos. ;Estou construindo e minha casa está em fase de acabamento. O dinheiro está acabando. Gostaria de contratar uma pessoa para me orientar, mas quero ver o que eu posso fazer na minha casa para morar bonito sem pagar muito.; Rosa gostou também da forma como o espaço foi utilizado. A Casa do Candango, edifício de 3,8 mil metros quadrados, é marcada pelas linhas retas, moldadas, pelo concreto aparente (veja Para saber mais). ;A casa é antiga, os detalhes são rústicos, duros, mas isso não comprometeu a beleza nos ambientes;, observou. Para ela, essas características também podem dar novas ideias para a varanda da casa que está terminando.

O artista William Brandão, fundador da Agência Fato, garante que os cerca de 40 ambientes instalados na Morar Mais por Menos vão impressionar. ;Muitos vão olhar os ambientes e pensar que aquilo é caríssimo. Mas, quando pesquisarem na tabela de valores de cada produto, vão ver que o resultado é muito menor do que imaginavam. Queremos que as pessoas levem esse conceito para casa.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação