Cidades

Intervenção no trânsito para a Embaixada dos EUA causa transtornos

postado em 28/10/2011 07:00
A Embaixada dos Estados Unidos fechou a pista entre a L2 e a L4 Sul: motoristas precisam fazer desvio

A Embaixada dos Estados Unidos interditou as duas faixas da via entre a representação estrangeira e a de Portugal. A intervenção no trânsito causa transtornos aos motoristas. Desde 23 de setembro, quem deseja trafegar no sentido L4 Sul precisa pegar um desvio e entrar na contramão, tomando uma das faixas antes destinada ao sentido L2 Sul. Para chegar ao acesso da L4, é preciso contornar uma cerca de ferro com barreiras de concreto, instalada pela embaixada. O trecho é recém-construído. Surgiu para amenizar os engarrafamentos da Esplanada dos Ministérios, mas é alvo de alterações (leia Para saber mais).

Placas de sinalização indicam a mão dupla e cobram atenção dos condutores. O Departamento de Trânsito (Detran) afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a interrupção foi autorizada em setembro e permanecerá assim até 23 de dezembro. Ainda de acordo com o órgão público, a embaixada pediu autorização para interditar a pista por conta de uma reforma. O Detran elaborou um projeto de engenharia para verificar como a mudança seria feita. Informou ainda que esse tipo de autorização é comum. O Palácio do Itamaraty foi o intermediário entre embaixada e GDF, na busca pela permissão.

A intervenção do Ministério das Relações Exteriores termina aí, como informou a assessoria do órgão federal. A Embaixada dos Estados Unidos afirmou que o bloqueio é temporário e listou justificativas. A obra faz parte de um projeto de expansão do setor consular devido à alta demanda de vistos para ir aos EUA.

No fim, as faixas de trânsito serão devolvidas aos motoristas, sem prejuízos. ;Vamos construir uma nova entrada especial para quem busca o visto. Recebemos gente de todo o Brasil. Queremos dobrar o número de funcionários nessa área. Este ano, vamos emitir 800 mil vistos. Para 2012, queremos liberar 1 milhão. Para isso, é preciso mudança no espaço físico;, explicou o adido de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Dean Cheves. A embaixada pretende renovar a permissão para fechar a via, que vence em dezembro, por mais cinco meses. ;É o prazo necessário para concluir a obra. Estamos trabalhando o mais rápido possível, é nossa prioridade;, explicou Cheves.

Dificuldades
O fechamento da pista, no entanto, dificulta a vida dos brasilienses, principalmente em horário de pico. ;Por um capricho da embaixada, uma parcela da população que precisa trafegar por ali é prejudicada. Com essa mudança, os motoristas são jogados na contramão. Se houver um acidente, quem vai se responsabilizar?;, perguntou o advogado Renato Alvim, 54 anos, morador da Asa Sul. ;Não é possível que ninguém esteja vendo a atrocidade que estão fazendo;, criticou.

Além de se assustarem com o bloqueio no meio da pista, os condutores protestaram pelo intervenção no espaço público. ;A pista acabou de ficar pronta. Antes, tinha duas faixas para cada sentido. Agora, não vai mais ser dupla? Já faz muito tempo que convivemos com esse transtorno simplesmente porque a embaixada quer;, reclamou o geógrafo Tiago Pires, 31 anos, morador do Lago Norte. Todos os dias, ele precisa passar por esse acesso para ir ao trabalho. ;No horário de pico, isso aqui vira uma confusão. Sem contar que fizeram buracos no asfalto novinho.;

O motorista de van escolar Elias Vaz, 45 anos, também reclamou. ;O fluxo de veículos nesse trecho é muito alto. Com certeza, atrapalha. Além disso, estão fechando uma área de uso de todos;, disse. A secretária Mara Dias, 27 anos, moradora do Lago Sul, mostrou-se indignada. ;O interesse particular não pode sufocar o interesse público. Ninguém perguntou aos motoristas o que eles achavam disso. Desse jeito, todo mundo vai se sentir no direito de fazer igual, quando quiser tocar uma obra em casa;, avaliou.

Entregue em 2010
A via que liga L4 Sul e L2 Sul tem um nome pouco conhecido pela população. É a ASF 5. Foi entregue inacabada em dezembro de 2010. O intuito era beneficiar motoristas que trafegam na região central da Esplanada dos Ministérios e setores Comercial e de Autarquias Sul, além daqueles que vêm do Lago Sul, do Jardim Botânico e dos condomínios.

De acordo com o Detran, cerca de 50 mil veículos passam pelo local, diariamente. São oito quilômetros de extensão. A via AFS 5 foi referendada por Lucio Costa, em 1974, por sua filha, Maria Elisa Costa, em 2006, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação