Cidades

Sem acordo por aumento salarial, greve no Mané Garrincha continua

postado em 28/10/2011 10:16
A paralisação teve início na quarta-feiraOs operários responsáveis pelas obras no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, continuam de braços cruzados nesta sexta-feira (28/10). Os cerca de 2.500 trabalhadores ainda aguardam um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliária do Distrito Federal (STICMB), que os representa, e o Consórcio Brasília, responsável pelos trabalhos no estádio.

A paralisação teve início na quarta-feira, quando os operários reivindicavam aumento salarial, melhores condições de trabalho, recesso de fim de ano de 10 dias e melhorias na alimentação. Ainda na quarta-feira a greve esboçou um fim, mas os trabalhadores continuaram com o protesto.

Após reuniões, algumas das reivindicações já começaram a ser atendidas, tais como aumento na segurança do trabalho, melhor alimentação no refeitório e o recesso no fim do ano. Porém, o aumento salarial ainda não teve acordo e é o principal motivo para a continuação da paralisação.

Na manhã de hoje, representantes dos patrões e empregados realizaram nova reunião, porém, a situação continuou a mesma. "Vamos continuar a greve. Segunda-feira voltamos ao local de trabalho, mas continuaremos parados até que um acordo seja firmado", afirma Braz. O sindicalista, no entanto, explicou que os operários realizam apenas trabalhos emergenciais no canteiro de obras, como descarga do material que chega ao estádio.

Tentativa de acordo
Em resposta à manutenção do protesto trabalhista, o Consórcio Brasília 2014 divulgou nota afirmando que tomará medidas judiciais para resolver a situação. Uma ação de dissídio coletivo foi protocolada no TRT e desembargadores devem conduzir uma conciliação entre as partes.

Esta é a primeira paralisação nas obras do Estádio Nacional. Além de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte também já passaram por greves nas obras de seus respectivos estádios.

Apesar da manifestação, o Consórcio Brasília divulgou nota na noite de ontem assegurando que a paralisação não vai atrasar a entrega do estádio, estipulado para o dia 31 de dezembro de 2012, segundo o Comitê Organizador Brasília 2014.

Brasília na Copa
O Estádio Nacional de Brasília foi escolhido pela Fifa no último dia 20 para ser a sede da partida de abertura da Copa das Confederações 2013. Além disso, a arena também receberá sete jogos da Copa do Mundo 2014, incluindo uma partida da Seleção Brasileira e a disputa de terceiro lugar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação