Cidades

Parceria permitirá construção de cinco novos museus no Distrito Federal

postado em 07/11/2011 21:44
O governador Agnelo Queiroz esteve reunido com a ministra da Cultura, Ana de Holanda, na noite desta segunda-feira (7/11). O encontro, que ocorreu na sede do Ministério da Cultura, resultou em uma parceria entre o governo federal e o GDF que permitirá a construção de cinco novos museus em Brasília.

Segundo o governo federal, o programa "Esplanada dos Museus" consistirá no legado cultural da Copa do Mundo de 2014. Todas as cidades-sede terão seus equipamentos de cultura revitalizados, mas somente Brasília, por ser capital da República, ganhará novos locais Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além dos secretários de Cultura e de Turismo do DF.

Com a parceria, o GDF fornecerá os terrenos enquanto o ministério fica responsável pela captação de recursos e pelo estabelecimento de parcerias para a construção das unidades. Segundo o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, além dos cinco novos museus, a gestão do Museu da República também poderá ser compartilhada, trazendo obras de outros estados para serem exibidas no DF.

Etapas
A partir de agora, GDF e Ministério da Cultura passam a estudar os espaços, de propriedade do Executivo local, que poderão receber as cinco unidades. O Iphan será consultado a se manifestar sobre a viabilidade do empreendimento em cada ponto: o que deve acelerar todo o processo de construção. O ministério também se responsabilizou por identificar os acervos disponíveis em órgãos públicos e autarquias da capital ; como Palácio do Itamaraty e bancos do Brasil e Central ; que possam ser incorporados ou emprestados para exposições itinerantes nos novos espaços.

Assim que esses primeiros levantamentos estiverem concluídos, o governador Agnelo Queiroz e a ministra Ana de Holanda apresentarão o projeto à presidente Dilma Rousseff, a principal incentivadora do projeto de legado cultural às cidades sede da Copa de 2014.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação