Cidades

Uma das pistas da BR-020 é liberada e manifestantes montam novo bloqueio

postado em 23/11/2011 11:30
A pista da BR-020, no km 19, sentido Planatina-Brasília, foi liberada pela Polícia Militar por volta das 11h30, mais de quatro horas e meia após o início do protesto que interditou as duas vias da rodovia na manhã desta quarta-feira (23/11). Em seguida, os manifestantes se deslocaram para outro ponto da via onde montaram um terceiro bloqueio. Com parte da pista livre, por volta das 11h40, a PM conseguiu liberar o trânsito para grande parte dos veículos. No sentido contrário, os manifestantes mantêm o bloqueio.

A barreira colocada no km18 foi retirada momentos antes pelos próprios protestantes, após o diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, chegar ao local. Ele conversou com os manifestantes e assegurou que ônibus de outras empresas serão realocados para a região para tentar amenizar o problema. Campanella explicou que o DF não tem reserva de ônibus para colocar nas ruas, por isso, precisará desfalcar o transporte de outro local. O mesmo discuso foi dito para os que estavam bloqueando o km19.

Ainda segundo o diretor do DFTrans, o problema do transporte público se arrasta desde o governo passado. Campanella disse aos moradores que a empresa Copatram entrou em falência, mas como a Justiça ainda não a decretou, seria impossível, por enquanto, colocar outra empresa no lugar.

Neste momento, seis carros da Polícia Militar, dois do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e quatro da equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) monitoram a manifestação.

Protesto
Cerca de 100 moradores da Estância Mestre D;armas e Arapoanga, em Planaltina, interditaram os dois sentidos da BR-020 após nenhuma das cinco linhas de ônibus que deveriam rodar pela manhã passarem pelos pontos de ônibus da região. Indignados, os passageiros resolveram queimar galhos e colocar pneus para interditar a via.

Desde as 7h desta quarta, eles bloquearam as pistas e provocaram um congestionamento de mais de 3 quilômetros para pedim melhorias no transporte público da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação