Cidades

Museu do Automóvel tem até sexta-feira para sair de prédio da União

postado em 07/12/2011 17:11

Os brasilienses estão prestes a perder parte do acervo cultural da cidade. A população tem só até esta quinta-feira (8/12) para realizar uma última visita ao Museu do Automóvel. Termina na sexta-feira (9/12) o prazo dado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para que todo o acervo do museu seja retirado do edifício no Setor de Garagens Norte, às margens do Eixo Monumental. Segundo os responsáveis pelo museu, haverá uma manifestação no local na sexta para impedir a retirada das peças.

O imóvel ocupado pela entidade pertence à União e é alvo de uma briga de reintegração de posse por parte do governo federal. Arquivos do Ministério dos Transportes ficam em uma parte do galpão que acolhe o acervo há seis anos. O órgão quer o restante da área do prédio para guardar outros documentos.

De acordo com o idealizador e curador do Museu do Automóvel, Roberto Nasser, a situação não é tão simples. Apesar do aviso de despejo, ainda não há um novo local para o acervo e medidas que garantam o transporte das peças de modo a evitar danos. "Como vou colocar 50 automóveis, fotos, itens de decoração, pesquisas e milhares de livros na rua?", questiona. "Existem peças emprestadas aqui. E se houver danos? Vou responder por danos que eu não causei?", questiona.

Nasser conta que o Governo do Distrito Federal está empenhado em achar um novo local para que o museu reabra. A opção é o pavilhão de exposições do Parque da Cidade. O curador do museu, no entanto, diz que o lugar precisa de reformas e medidas que garantam a segurança para receber as peças. Segundo ele, o prédio precisa ser praticamente reconstruído.

Os responsáveis pelo Museu do Automóvel aguardam até a sexta-feira para saber qual será o destino das peças e raridades. Não há qualquer garantia de que o espaço ficará aberto para visitação depois da data."Se for a vontade do Governo, não vou dedicar tempo e renda investindo no acervo. Se não querem o museu, que se feche", lamenta Nasser. "Vamos ser mesmo conhecidos por ser um país que fecha museus para guardar um monte de papel velho?", indaga.

A SPU informou que a responsabilidade do imóvel cabe ao Ministério dos Transportes e que não comenta a decisão judicial, uma vez que não tem parte no processo.

Serviço
O Museu do Automóvel funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Local: Setor de Garagens Oficiais Norte, Quadra 1, n; 205, às margens do Eixo Monumental, na altura do Memorial JK.

Informações: 3225-3000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação