Cidades

DER sinalizará todos os locais em que serão instalados radares em 2012

Adriana Bernardes
postado em 27/12/2011 07:38
Nas rodovias distritais e vias urbanas do Distrito Federal, a sinalização de advertência sobre pardais já existente deverá será mantida. E, mesmo após a publicação da Resolução n; 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai sinalizar todos os locais onde serão instalados radares no começo do próximo ano. Isso ocorrerá na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na DF-010 e na DF-079, além do Eixão, que vai ganhar mais oito pardais. O argumento é o de que as placas indicativas já estavam prontas antes de a resolução ser publicada e, por isso, não serão descartadas.

Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fará uma revisão da malha viária do país a fim de identificar falhas de sinalização informando sobre a velocidade máxima permitida no trecho rodoviário. Em nota, o órgão informou que o objetivo do controle eletrônico de velocidade ;continua sendo o de reduzir o número de acidentes nas rodovias federais, buscando a preservação da vida e a integridade dos usuários da rodovia;.

Diferentemente do DER/DF, o Dnit vai dispensar a instalação de placas indicativas de fiscalização de velocidade, conforme faculta a resolução do Contran. Assim como dita a norma, os novos equipamentos serão instalados em locais visíveis e obedecerão à exigência de estudo técnico comprovando a necessidade. ;Esperamos que as pessoas mantenham a velocidade da via não por medo de levar multa, mas no intuito de preservar os demais usuários. A ideia do trânsito não é andar com medo de ser punido, mas dirigir com segurança para não causar acidentes;, defende a inspetora Pâmela Vieira, da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal do DF.

Enquete
A decisão do Contran, de acabar com a obrigatoriedade de sinalização avisando ao condutor onde há pardal e radar, foi mal recebida entre uma parcela considerável de condutores, mas aplaudida por especialistas em trânsito. Resultado parcial de enquete do site www.correiobraziliense.com.br mostra que apenas 39% dos leitores são a favor da mudança. Os demais 61% contrários à medida acusam o governo de incrementar o que chamam de indústria da multa e criticam a falta de investimento na malha viária e na educação do trânsito. Ao todo, 1.400 pessoas opinaram. O que tira o sono de parte dos condutores é o aumento das chances de ser flagrado desrespeitando o limite da via e ter que pagar por isso.

O taxista Josefino Lopes, 45 anos, defende a manutenção dos avisos. ;As pessoas precisam se conscientizar de que não podem correr. Acidentes sempre vão ocorrer e placas avisando onde tem ou não tem pardal não vão evitá-los;, acredita. Josefino ainda criticou a sinalização das vias. ;De repente, o motorista está a 60km/h e, logo na frente, tem uma barreira de 50km/h. Nesse caso eu vejo que o pardal foi só mais uma fonte de arrecadação;, critica.

Menos acidentes
Especialistas ouvidos pelo Correio acreditam que a resolução do Contran terá como efeito a redução média da velocidade nas pistas e, consequentemente, dos acidentes fatais e mortes. Hartmut Günther, professor de psicologia e especialista em trânsito da Universidade de Brasília (UnB), afirma que, do ponto de vista da psicologia do aprendizado, não faz o menor sentido avisar ao motorista sobre a presença da fiscalização eletrônica. ;Finalmente, o governo acordou e fez a coisa certa. A longo prazo, imagino que o efeito da medida será a redução média da velocidade, mesmo nos locais onde o aviso for mantido;, afirma Hartmut Günther, professor de psicologia e especialista em trânsito da Universidade de Brasília (UnB).

Ao analisar os comentários de internautas, Günther chama a atenção para o ;egoísmo; de uma parcela de condutores. ;As pessoas estão preocupadas em ganhar uma multa. Não estão preocupadas em evitar acidentes, em ferir ou matar o outro. Só defendem os próprios direitos. O ;meu; direito de correr, de ignorar a sinalização e não o direito do outro de seguir em segurança;, observa.


Infrações
Circular até 20% acima do limite máximo é infração média, punida com multa de R$ 85,12 e quatro pontos na carteira. Se o equipamento acusar velocidade entre 20% e 50% acima da permitida, a infração é grave, a multa é de R$ 127 e rende cinco pontos no prontuário de habilitação. Ser flagrado trafegando em velocidade 50% acima da permitida é infração gravíssima. Rende multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Fiscalização

Nas vias urbanas do DF há:

; 181 pardais

; 139 barreiras eletrônicas

; 133 avanços de sinal (cabeções)

; 8 aparelhos estáticos

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