Cidades

Antigo arcebispo de Brasília Dom João Braz é escolhido para ser cardeal

postado em 06/01/2012 15:30
O arcebispo de Brasília de 2004 à 2010, Dom João Braz de Aviz, foi o único brasileiro e latino-americano escolhido pelo Papa Bento XVI para ser cardeal. O Papa anunciou na manhã desta sexta-feira (6/1) que criará 22 novos membros para o Colégio Cardinalício no dia 18 de fevereiro. Na lista dos escolhidos estão 16 da Europa, quatro das Américas e dois da Ásia. Os novos cardeais são de diversas partes do mundo e realizam vários ministérios a serviço da Santa Sé ou em contato direto com os fiéis.

Dom João Braz atualmente é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Ele foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo por João Paulo II em 1994 e já ocupou os cargos de bispo de Ponta Grossa (PR) arcebispo de Arquidiocese de Maringá (PR).

A partir de fevereiro, Dom João passará a integrar o grupo de cardeais brasileiros que é atualmente composto por Dom Eugênio Sales, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Falcão, Dom Serafim Fernandes Araújo, Dom Claudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Sheid, Dom Odilo Pedro Sherer e Dom Raymundo Damasceno Assis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação