Cidades

Condutor é acusado de provocar batida que ocasionou morte de jovem na Epia

postado em 08/01/2012 08:13
A Polícia Civil investiga como homicídio doloso (por assumir o risco de matar) um condutor de 39 anos que se envolveu em um acidente na tarde da última sexta-feira na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). O motorista conduzia um Palio e bateu na traseira de um Corsa. A colisão provocou a morte de Bruno Fonseca de Almeida, 15 anos, que seguia no segundo veículo. O responsável pela batida se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas a ocorrência da Polícia Militar aponta que ele apresentava sinais de embriaguez. É a quarta morte registrada no Distrito Federal em 2012.

O acidente ocorreu na sexta-feira, por volta das 16h20. Bruno e três jovens voltavam da Feira dos Importados. O Corsa, dirigido por Felipe Alves de Almeida, 18 anos, fez um retorno na Epia e seguia devagar na faixa de aceleração, à espera de oportunidade para entrar na via. O Palio transitava em alta velocidade, tentou uma ultrapassagem à esquerda, invadiu a pista e acertou a traseira do outro carro.

Felipe e um amigo de 16 anos estavam na frente do Corsa e nada sofreram. Bruno e o irmão, de 13 anos, seguiam no banco traseiro. O mais novo sofreu um corte na nuca, enquanto o adolescente sofreu traumatismo craniano. Bruno foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Base do DF. Deu entrada no setor de politraumatismo, mas não resistiu e morreu à 0h40 de ontem.

O Corsa atingido na traseira por um Palio ficou destruído

Durante a tarde, no Instituto de Medicina Legal (IML), a família de Bruno ainda buscava explicações para a tragédia. Segundo parentes, os quatro garotos do Corsa moravam na Colônia Agrícola Vicente Pires e eram muito unidos. ;São jovens corretos, não estavam fazendo nada de errado, apenas passeando. O Felipe está em estado de choque, se sentindo culpado. Ele começou a dirigir agora;, contou Daniela Alves, 30 anos, prima de Bruno.

Erickson Brener, 34, também primo da vítima, cobrou justiça para o caso. ;Esperamos que seja mantida a decisão da delegada de prendê-lo. Quem dirige embriagado está assumindo o risco;, desabafou. Para ele, a sensação de impunidade dificulta a aplicação da lei seca. ;Quem nunca tomou um chope e foi embora para casa? Isso está muito mais perto do que imaginamos. Temos que ter consciência e a forma mais segura é o álcool zero. Ninguém é proibido de beber, mas não pode dirigir.; O enterro de Bruno está marcado para o fim da manhã de hoje, no Cemitério Campo da Esperança.

Com base nos indícios de que havia consumido bebidas alcoólicas, o motorista acabou preso em flagrante na 3; Delegacia de Polícia (Cruzeiro) ; ele foi encaminhado ao IML para a realização de exame para verificar a quantidade de álcool no sangue, mas se negou a fazer o teste. Depois de prestar depoimento, o condutor foi transferido para o cárcere do Departamento de Polícia Especializada (DPE). A delegada-chefe da 3; DP, Mabel de Faria, deixou para comentar o caso na segunda-feira. A Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom) informou que o motorista responderá por homicídio doloso.

Mais colisões

A violência no trânsito ficou evidente ontem em pelo menos quatro acidentes. O mais grave foi um atropelamento de um homem de 35 anos, em Taguatinga. Por volta das 6h, um Palio vermelho atingiu Israel Oliveira Santos no Pistão Sul. Os bombeiros socorreram a vítima e a levaram para o Hospital Regional de Taguatinga. Ele foi liberado ontem.

No Eixo Monumental, um carro capotou depois de bater na lateral de outro veículo, na altura do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). O Fiesta preto em que estava um casal ficou virado de lado na pista. Ambos foram encaminhados ao Hospital de Base do DF, fora de perigo.

Dois acidentes ocorreram na BR-020, rodovia que liga Brasília à Região Nordeste. Por volta das 11h30, uma carreta tombou no Km 48, após a entrada de Formosa (GO). Na sequência, houve batida traseira de dois carros por conta do tombamento. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve vítimas.

Colaboraram Almiro Marcos, Cecília Pinto Coelho e Mariana Branco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação