Cidades

Começo das aulas deve deixar o trânsito na EPNB ainda mais complicado

postado em 30/01/2012 06:15
Motoristas que passarem hoje em horário de pico pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) deverão enfrentar congestionamento ainda maior, com o recomeço das aulas. Isso porque, das três faixas de rolamento, uma passou a ser exclusiva para ônibus e táxis desde o início de fevereiro. Com o fim das férias escolares, a situação ficará ainda pior em razão do aumento considerável do fluxo de carros na via. Em compensação, quem usar o transporte público economizará ao menos 20 minutos no trânsito.

Condutores que viajaram e não sabiam da mudança terão ainda esta semana para se adaptar. O DFTrans adiou para a próxima segunda-feira a fiscalização na pista que estava prevista para começar hoje. ;A partir de 6 de fevereiro, os caminhões não poderão trafegar pela estrada, mas os carros só serão multados a partir do dia 13;, explicou o presidente do órgão, Marco Antônio Campanella. A multa para quem for flagrado invadindo a pista exclusiva será R$ 53,23, além da perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Esta semana, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Polícia Militar e o DFTrans estarão na EPNB notificando motoristas de carros leves que usarem a faixa exclusiva . ;Será uma ação em conjunto de caráter educativo, para conscientizar os condutores;, destacou Campanella. Até o fim de fevereiro, a expectativa é de que o DER conclua a obra no viaduto na entrada da Candangolândia para liberar uma faixa para os carros e dar mais fluidez ao trânsito. Táxis e vans escolares também devem receber autorização para utilizar o corredor exclusivo.

São 8km destinados a ônibus nos dois sentidos da via, que vão do viaduto da Candangolândia ao Pistão Sul, em Taguatinga. Para o paisagista Robson Dias, 23 anos, a modificação trouxe mais conforto aos passageiros. Ele sai do trabalho na W3 Sul por volta das 18h30, quando o trânsito está intenso. ;A faixa exclusiva para ônibus melhorou a nossa vida. Demorava 40 minutos para chegar na parada de ônibus da minha casa e agora o tempo reduziu para menos de 20 minutos;, contou o morador de Arniqueiras.

[SAIBAMAIS]Mas quem trafega de carro toda semana pela EPNB reclama do congestionamento. ;Com três faixas já era muito difícil, imagina com duas. Em horário comum, a partir das 15h30, já começa a formar engarrafamento;, reclamou o gastrônomo Wayner Coimbra, 33 anos. Ele acredita que para incentivar as pessoas a usarem ônibus seria necessário dobrar a frota e melhorar o serviço prestado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação