Cidades

Produtos intoxicaram 4,7 mil pessoas no ano passado no DF

postado em 06/02/2012 07:06
Cerca de 4,7 mil pessoas foram vítimas de intoxicação por substâncias químicas, sintéticas ou naturais no Distrito Federal em 2011. Os dados são baseados em registros telefônicos do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) do DF, ligado à Secretaria de Saúde. Segundo representantes do órgão, as chamadas mais comuns envolvem crianças entre 1 e 4 anos (46,6% dos casos) e os agentes da intoxicação são medicamento e produtos sanitários. Embora o CIT atenda a população em geral, a maioria das ligações recebidas pelo 0800 são de profissionais da área de saúde que pedem orientação e consultoria para saber como proceder diante de determinados casos.

A farmacêutica-bioquímica Sandra Márcia da Silva, chefe do CIT, explica que os episódios com crianças ocorrem, normalmente, por facilidade ao acesso dos produtos dentro de casa. ;Elas conseguem nos armários, bolsa da mãe, caixinha de remédios. Acham que é algo que podem ingerir e acabam intoxicadas. Há alguns produtos coloridos, com formatos parecidos ao dos comestíveis que chamam a atenção delas. Esse é o caso de amaciantes e pastilha de inseticida;, detalha. ;A facilidade em abrir frascos ajuda nesse contato. Se alguns produtos tivessem um sistema de lacre diferenciado, talvez esdiminuísse essas ocorrências.;

Chumbinho
O chumbinho figura entre os produtos mais comuns na causa das intoxicações atendidas pelo CIT, tanto em humanos quanto em animais. ;Ele é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida e é responsável por vários acidentes tóxicos graves, assim como tentativas de autoextermínio e homicídios;, revela Sandra. ;Uma vez detectado, o paciente necessita de tratamento efetivo e urgente;, acrescenta. Para a chefe do CIT, a intoxicação por chumbinho é um problema de saúde pública.

O contato com animais peçonhentos também é responsável por parte dos registros do CIT. O número de episódios, contudo, varia de acordo com a época do ano. Em períodos chuvosos, por exemplo, os escorpiões, lagartas e cobras aparecem com frequência na lista de agentes causadores de ações tóxicas. Em 2011, foram registradas 566 chamadas no CIT relacionadas a animais com peçonha. Somente na manhã de ontem, o centro recebeu três ligações por intoxicação com veneno de escorpião.

A matéria completa você lê na edição impressa desta segunda-feira (6/2) do Correio Braziliense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação