Cidades

Crescem casos de abuso onde tanto vítima como algoz são menores de idade

Flávia Maia
postado em 21/02/2012 08:32
A dificuldade dos pais em lidar com a educação sexual dos filhos tem levado ao surgimento de uma realidade preocupante: casos de crianças abusando de crianças, fruto da erotização precoce de crianças e adolescentes. Somente na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) II, 20 casos de abuso entre menores estão sendo investigados desde novembro do ano passado, média de cinco casos por mês. E, assim como nos abusos cometidos por adultos, a violência sexual dessa natureza também ocorre principalmente dentro de casa, entre parentes.

[SAIBAMAIS];Os pais saem para trabalhar e deixam os filhos mais velhos cuidando dos mais novos. É durante essa ausência adulta que a violência geralmente ocorre;, explica o delegado-adjunto Marinho José Barreto, da DPCA II. Apesar de os abusos ocorrerem na maioria das vezes dentro de casa, também existem registros em instituições de adoção e em centros de cumprimento de medidas socioeducativas.

Assim como o abuso sexual cometido por adultos, a dominação do mais novo pelo mais velho é o sentimento que permeia a violência. A baixa autoestima do adolescente ofensor sexual, agressões físicas e o ambiente familiar conturbado são as principais causas apontadas pelos especialistas para a incidência do abuso entre menores.

A matéria completa, você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta terça-feira (21/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação