Cidades

Distrito Federal dá início a mutirão de cirurgias para reconstrução mamária

postado em 05/03/2012 12:07
Começou nesta segunda-feira (5/3) o Mutirão Nacional para Reconstrução Mamária em 19 estados brasileiros. Mulheres que tiveram câncer e precisaram passar por uma cirurgia para retirada da mama, a mastectomia, vão ganhar próteses de silicone para recuperar a auto-estima e levar uma vida normal. O Distrito Federal foi pioneiro na iniciativa. Ano passado, um projeto piloto realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBDP) e a Secretaria de Saúde do DF atendeu 165 mulheres. Somente nesta segunda-feira, 10 pessoas serão atendidas na rede pública de saúde. O mutirão termina em 9 de março, Dia Internacional da Mulher.

Pelo menos 150 cirurgiões plásticos participarão direta ou indiretamente da iniciativa. Em 2010, a fila de espera para a reconstrução era de 300 mulheres. O número caiu pela metade e o objetivo é zerar a demanda até o fim de 2012. "Esperamos não precisar mais de mutirões para reduzir uma demanda que se acumulou. Queremos tratar a reconstrução como parte do processo de tratamento do câncer" , ressaltou o governador do DF, Agnelo Queiroz.

De acordo com o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde, Marcelo Gea, esse é o terceiro mutirão de reconstrução mamária realizado no Distrito Federal. O tempo na fila, para muitas mulheres, segundo ele, chegava a quatro ou cinco anos. ;A partir desse mutirão, a gente tem a expectativa de que a espera seja muito pequena e que, dentro de poucos meses, a paciente que chegar ao hospital consiga sua reconstrução;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação