Cidades

Escolas públicas participam de campanha contra bullying, drogas e obesidade

postado em 05/03/2012 19:55
O Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEDF) e de Saúde (SES), abriu, nesta segunda-feira (5), a Semana Nacional de Mobilização da Saúde Escolar. O objetivo da ação é mostrar as ações do governo que garantem a saúde dos estudantes e incentivar a discussão de temas como bullying, alimentação saudável, prevenção do uso de drogas e sexualidade. As ações seguem até sexta-feira (9) e fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do qual participam 58 instituições públicas de ensino em todo o DF.

A abertura oficial da Semana ocorreu nesta manhã, no Centro de Ensino Fundamental 11 (CEF 11), em Taguatinga. Os pais dos estudantes participaram de uma palestra promovida pela escola, que recebe o projeto desde 2008. Agentes do Posto de Saúde n; 2, de Taguatinga, também visitam a escola e avaliaram os estudantes.

;Os agentes de saúde pesam os alunos, medem a altura e observam as condições físicas. Se há algum caso de obesidade ou desnutrição, o estudante é encaminhado para tratamento com uma nutricionista na rede pública de saúde;, explica a diretora da CEF 11, Cleonilde Pereira.

Além de avaliar as condições físicas dos alunos, a iniciativa prevê a apresentação de palestras e debates em sala de aula sobre a prevenção do uso de drogas, bullying e sexualidade, durante toda a semana e ao longo do ano letivo. ;Ao percebermos alguma situação de bullying, conversamos com os envolvidos. O estudante não pode ficar à mercê desses maus-tratos. É preciso uma intervenção firme;, relata a orientadora da escola, Ana Régia.

Cultura de paz ; Com a meta de desenvolver uma cultura de paz no CEF 11, a instituição, que atende 1,3 mil estudantes nos turnos matutino e vespertino, distribuiu cartilhas educativas oferecidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça. O material é direcionado aos jovens e também aos pais. Os alunos recebem ainda a agenda Adolescer com Atitude. O registro das avaliações físicas é feito em uma caderneta própria e entregue ao aluno.

Para a diretora da escola, Cleonice Pereira, a iniciativa é uma oportunidade de buscar a interação entre pais, estudantes e a escola.

Semana de mobilização ; Os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) promovem ;A prevenção da obesidade na infância e na adolescência; como tema deste ano do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira ação estratégica foi lançar para os estados a ;Semana de Mobilização Saúde na Escola;. O intuito é alertar para a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno de crianças e de adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania.

Atualmente o DF conta com 58 escolas, 25 equipes de Saúde da Família e 23 Centros de Saúde incluídos no PSE. As equipes de cada escola e de cada unidade básica de saúde trabalham juntas para levar atenção à saúde da comunidade escolar durante todo o ano letivo.

Prevenção da obesidade ; O Distrito Federal registrou, nos últimos anos, aumento do número de crianças e adolescentes obesos. Esse crescimento é atribuído aos impactos de hábitos como sedentarismo e alimentação não saudável, por exemplo.

Para reduzir o número de jovens com sobrepeso, Grupo Gestor Intersetorial do PSE e dos Grupos Gestores Regionais das Secretarias de Educação e de Saúde elaboraram ações a serem desenvolvidas em instituições educacionais da rede pública do DF.

Estão programados aferições de peso e de estatura, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), preenchimento das cadernetas de saúde das crianças e dos adolescentes nas escolas pelas equipes de saúde e de educação, em conjunto, a fim de verificar crianças e adolescentes com diagnóstico de alterações do peso para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde de Referência das escolas envolvidas nas ações. Estão programadas também atividades educativas abordando os temas alimentação, hábitos de vida saudável, saúde sexual e reprodutiva, álcool e outras drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação