Cidades

Para comprovar melhorias, GDF convidará Unesco para voltar daqui a 2 anos

Helena Mader
postado em 20/03/2012 06:15

W3 Sul: os consultores constataram ocupações irregulares nos fundos das lojas. O governo promete revitalizar a avenida até 2014.

Depois da passagem de uma comitiva da Unesco pela cidade, o Governo do Distrito Federal vai pedir à organização que realize uma nova inspeção em Brasília daqui a dois anos. O GDF vai enviar um ofício ao Centro de Patrimônio Mundial, em Paris, para solicitar uma visita em 2014. O objetivo do governo local é mostrar à Unesco os avanços que pretende fazer até lá. Após circularem pela cidade durante quatro dias, na semana passada, os especialistas enviados pela entidade farão um relatório, que será entregue em junho. O governo afirmou que pretende seguir à risca todas as recomendações para manter o título de patrimônio mundial da humanidade.

Na última visita, realizada em 2001, a Unesco elaborou um relatório sobre os problemas encontrados na cidade. Mas, de lá para cá, houve poucas mudanças. À época, os especialistas da Organização das Nações Unidas sugeriram que o governo tomasse medidas rígidas para evitar a ocupação residencial à beira do lago e o desvirtuamento da Vila Planalto. Essas são algumas das mais graves agressões ao tombamento verificadas na capital federal. A situação piorou na última década e esses temas devem ser incluídos novamente no próximo relatório. Outro ponto que foi incluído no documento de 2001 e provavelmente constará entre as novas recomendações é a má qualidade do transporte público em Brasília. Para a Unesco, melhorar as condições de circulação da cidade é essencial para que a cidade possa manter o título de patrimônio mundial da humanidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação