Cidades

Aumenta o número de ataques a agências bancárias do Distrito Federal

postado em 30/04/2012 07:22
Grupos com diferentes métodos têm promovido ataques, com e sem sucesso, a agências bancárias do Distrito Federal. A maioria teve caixas eletrônicos como alvos e os bandidos usaram explosivos na tentativa de levar todo o dinheiro das máquinas. O primeiro trimestre deste ano apresentou alta de 17,6% nesse tipo de crime, em comparação ao mesmo período de 2011, conforme dados da Secretaria de Segurança (SSP). No ano passado, houve 17 casos de janeiro a março. Já nesses três meses de 2012, foram 20 ocorrências. E a violência só cresce. Contando os registros até o último dia 26, no mais recente balanço oficial, são 30 crimes desde o início do ano, uma média de um furto ; tentado ou consumado ; a cada quatro dias. A quantidade equivale à metade do anotado em todo o ano anterior. Com medo, bancários chegaram a promover manifestação, em março, pedindo mais segurança.

Somente em abril deste ano, houve 10 casos. A maioria em Ceilândia, que registrou três ocorrências, e em Taguatinga, com quatro. Na tarde do primeiro domingo do mês, ao passar por agência bancária no centro de Ceilândia, morador da cidade estranhou a lona preta estendida sobre os vidros da unidade. Dentro, criminosos com um maçarico tentaram arrombar um dos caixas eletrônicos, sem êxito. Ao fugirem, abandonaram lixadeira, caixa de papelão e garrafa de refrigerante cheia de água, usada para esfriar o maquinário. Em outros casos, os bandidos chegam a usar caixas de isopor para burlar sensores de alarmes.

[FOTO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação