Cidades

Clubes repassam áreas para construção de imóveis de luxo ao redor do Lago

Helena Mader
postado em 17/05/2012 06:10
Os clubes à beira do Lago Paranoá fazem parte da cultura e da paisagem de Brasília. Desde a inauguração da capital federal, famílias se reúnem nas piscinas das entidades ou às margens do espelho d;água. Pelo projeto de Lucio Costa, o lago deveria ser um espaço coletivo e democrático, destinado ao lazer dos brasilienses. Mas a especulação imobiliária mudou essas características e ameaça acabar com os clubes que ainda resistem fiéis à destinação original. Muitas instituições já fecharam suas marinas, piscinas e quadras de esportes para revender esses terrenos valorizados a grandes construtoras.

[COMPARACAO1]

Diretores de clubes localizados na beira do lago revelam que a pressão do setor imobiliário é grande. Diante de problemas de caixa e das dificuldades para manter as instalações, muitos sucumbem às propostas milionárias e entregam as áreas para a construção de condomínios de luxo ; o que é vedado pela legislação. Há pelo menos cinco marinas que são alvos de ações de despejo e os empresários denunciam que a medida seria uma forma de desocupar os terrenos com interesses imobiliários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação