Cidades

Preso despista agentes e desaparece de dentro da sede da Polícia Federal

Flávia Maia, Breno Fortes
postado em 11/06/2012 06:05
Entrada do Complexo  no Setor Policial Sul: helicópteros, viaturas e até cães farejadores foram usados nas buscas ao traficante

Um traficante de drogas desapareceu no início da tarde deste domingo (10/6) do prédio da Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília. Ele estava no edifício, que fica no Setor Policial Sul, quando, mesmo algemado, conseguiu despistar os agentes e sumiu. As polícias Civil e Militar do Distrito Federal foram acionadas para ajudar nas buscas. Foram mobilizados dois helicópteros, viaturas, homens e até cães farejadores, mas até as 22h30 ele não havia sido localizado.



De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o homem foi preso no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek transportando 10kg de cocaína ; ele era passageiro de um voo internacional, mas a PF não informou se o traficante estava embarcando ou havia chegado à capital. Segundo policiais ouvidos pela reportagem, o traficante atuava como ;mula; ; pessoa que recebe dinheiro para carregar a droga. Ele havia sido encaminhado à Superintendência da PF para que fossem realizados os procedimentos legais de prisão, mas, antes mesmo de o flagrante ser registrado, o traficante desapareceu.



O detento chegou ao prédio da Superintendência com a prisão decretada e sumiu enquanto estava em posse dos policiais que o conduziram até o prédio. Ele seria submetido ao exame de corpo delito e, depois, daria o depoimento à delegada de plantão antes de ser conduzido à carceragem da Polícia Federal, que fica no Complexo Penitenciário da Papuda ; de onde, na madrugada de ontem, três presos também fugiram (leia matéria abaixo).

No entanto, antes de a delegada e a escrivã chegarem à sala onde ele estava, o homem simplesmente sumiu. Como ele não chegou a passar pelos trâmites legais de prisão, tecnicamente não é considerado fugitivo pela Polícia Federal.

Buscas
Por ser um domingo, a PF estava com um contigente pequeno de homens e teve que pedir auxílio às forças policiais do Distrito Federal. A Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA) foram acionadas logo após as 14h ; cerca de uma hora e meia após o desaparecimento. Policiais que não estavam de plantão receberam o comunicado para ficarem em alerta caso houvesse necessidade de eventuais reforços. Ao contrário dos procedimentos rotineiros, a comunicação não foi feita via rádio, mas sim por telefone.

Dois helicópteros e várias viaturas foram disponibilizadas para atuar na busca do fugitivo. Cães farejadores também atuaram na procura. Duas varreduras, uma no meio da tarde e outra no início da noite, ocorreram no terreno onde está localizado o prédio da superintendência, mas o fugitivo continuou desaparecido.

Versões
Inicialmente, a suspeita era de que a fuga tivesse ocorrido no Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, no Sudoeste, ao lado do Parque da Cidade. Mas tanto a polícia quanto a Secretaria de Segurança Pública negaram o ocorrido. Somente no fim da tarde a reportagem conseguiu confirmar com fontes das polícias Civil e Militar e também da própria PF a fuga do traficante.

Oficialmente, no meio da tarde de domingo a assessoria de imprensa da Polícia Federal havia negado que tivesse ocorrido uma fuga nas dependências da Superintendência. O Correio tentou por diversas vezes falar com a delegada de plantão na PF, mas ela não atendeu as ligações.

Por volta das 22h, a reportagem procurou novamente a assessoria de imprensa, que só então confirmou oficialmente o desaparecimento do traficante. De acordo com a assessoria, o homem estava algemado, mas não era possível afirmar se ele conseguiu ou não se desvencilhar do equipamento de segurança. Ainda segundo a assessoria, a PF acredita que o traficante ainda estivesse nas dependências do complexo, que abriga, além da Superintendência, o Comando de Operações Táticas (COT), o Instituto Nacional de Identificação e o Instituto Nacional de Criminalística (veja mapa ao lado). A Polícia Federal informou que iria se manifestar oficialmente sobre o episódio somente na manhã desta segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação