Cidades

Dia Nacional da Asma terá atividades educativas durante este mês

postado em 11/06/2012 13:36

O programa de Atendimento ao Paciente Asmático promove ações como palestras e caminhadas para comemorar o Dia Nacional da Asma. As atividades começam nesta segunda-feira (11/6) com o apoio da Secretária de Saúde (SES). Uma série de atividades em várias regiões administrativas do Distrito Federal serão realizadas até o dia 29 de junho.

Dos dias 22 a 29, será feita a VIII Semana de Combate à Asma com palestras educativas nos 33 centros de referência da SES.

A abertura será no dia 22, às 9h, no Grande Auditório do Hospital de Base, com a presença de autoridades da SES e de coordenadores dos centros de referência do Programa de Asma.

Para o dia 24, está marcada a VIII Caminhada dos Asmáticos, às 9h, no Parque da Cidade, em frente à administração, estacionamento 12.

Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), em 2004, a asma representou a terceira causa de hospitalização pelo Sistema Único de Saúde, responsabilizando-se por 396 mil internações em todo o país. Mesmo com os avanços científicos, 3 mil pessoas morrem pela doença anualmente no Brasil.

A coordenadora do Programa de Asma da SES, Marta Guidacci, comentou que o número de casos de asma no mundo está crescendo. ;Estima-se que 20% da população mundial sejam portadores de asma. É a doença crônica na infância de maior prevalência, após a desnutrição;, relatou Marta.

Marta ainda explicou que a redução no percentual de internações por asma no Df se deve ao resultado da ampliação de ofertas de serviços que começou em 1999, quando a SES iniciou o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF, e que agora conta diversos centros de referências espalhados por Brasília, e também o aumento de ofertas de medicamentos do sistema de saúde do DF para os usuários que necessitam do tratamento.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação