Cidades

Riacho Fundo investe em postes de energia solar para poupar o meio ambiente

postado em 25/06/2012 12:06

Poste com energia sustentável no Riacho Fundo I
A administração do Riacho Fundo I está investindo em sustentabilidade para fornecer iluminação à região com postes de energia fotovoltaica. Isso significa que a energia solar é captada durante o dia e armazenada por meio de dois minerais - chamados quartzo e silício - em um capacitor, e a noite, um sensor detecta a ausência de luz e libera a energia acumulada. As lâmpadas são de led, têm vida útil de 40 mil horas e capacidade de emitir luz por até 10 horas.

[SAIBAMAIS]Até o momento, foram instalados 12 postes em seis pontos de ônibus. Cada um teve custo de R$ 3,2 mil, mas a administração garante que o investimento possuí vantagens que superam o gasto financeiro como a pouca manutenção e a durabilidade de 25 anos do poste.


O diretor de obras da administração e idealizador do projeto, Walter Pfrimer, relata que o investimento será feito aos poucos e em locais com maior fluxo de pessoas. "É uma energia limpa que se paga em longo prazo com a economia e os benefícios ambientais. Ainda é cara, mas acredito que daqui a alguns anos custará em torno de R$ 800;, afirma Pfrimer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação