Cidades

"Foi rápido e assustador. Além do susto, o chão tremeu", relata leitora

postado em 01/07/2012 15:44

Leitores do Correio Braziliense compartilharam relatos do momento em que caças da Força Aérea Brasileira, do modelo Mirage 2000, deram um rasante pelo Palácio do Planalto e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã deste domingo (1;/7), por volta de 10h. Ondas de choque provocadas pela velocidade das aeronaves fizeram com que vidros dos órgãos e de casas próximas à Esplanada dos Ministérios estourassem. O incidente aconteceu durante a cerimônia da troca de bandeira. Por sorte, ninguém que estava no evento ficou ferido. Outros depoimentos serão publicados na edição impressa do jornal desta segunda-feira.



Confira as histórias na íntegra:

Daniel Lopes de La Plata
"O caça passou muito perto do STF e por isso muitos vidros foram estilhaçados. No momento do rasante, o barulho foi ensurdecedor e de tão próximo que o caça passou, muitos vidros nao aguentaram e estouraram."


José Christão
"Durante a cerimônia de hasteamento da bandeira na Praça dos Três Poderes, caças Mirage quebram a barreira do som bem em cima do Supremo Tribunal Federal e estilhaçaram quase todos os vidros do Palácio tombado pelo Iphan. Na hora, nós que estávamos a menos de 500m do Palácio, não percebemos nada. Foram ao todo cinco rasantes sobre a Praça dos Três Poderes. No último, pudemos perceber que o som foi mais forte, o que causou choro nas crianças, que corriam para o colo de seus pais. Tudo parecia normal e o foco das pessoas estava voltado para a bandeira, que estava "engasgada" a meio mastro por um defeito no mecanismo de subida. Somente após o término da apresentação da Esquadrilha da Fumaça que as pessoas se deram conta do que havia ocorrido. Vimos pessoas comentando que o problema tinha sido a altitude, mas não foi. Os caças que se exibiam quebraram o som exatamente acima do STF."

[SAIBAMAIS]Maria Aparecida Santos

"Eu estava em frente ao STF quando tudo aconteceu. Foi muito rápido e assustador, pois, além do susto com o barulho, o chão tremeu. Chegamos a sentir o deslocamento de ar provocado pela passagem dos caças. Meus filhos pediram para ir embora na hora, tamanho foi o susto causado pelo incidente. Graças a Deus não houve nenhum ferido. Espero que as Forças Armadas se manifestem oficialmente sobre o acontecido, pois, além de provocarem um grande susto à população também causaram grande dano ao erário, já que, com certeza, as despesas com a reposição dos vidros serão pagas com dinheiro público. Lamentável"


Pedro Nolasco
"Quero relatar que vi dois aviões supersonicos passando rasante no setor Estancia. Eles vieram baixo com muito barulho. Eu fui para a sacada com o meu filho e presenciei os caças fazendo um círculo no ar de 380 graus. Em seguida foram em direção ao Plano Piloto. Minha esposa que trabalha na segurança da Câmara me ligou em seguida dizendo o ocorrido. Ela disse que dois aviões fizeram rasante muito baixo muito próximo às torres do Senado. No momento, os vigilantes se assustaram, imaginado um atentado terrorista. Ela disse também que estava usando o celular, que no momento saltou das mãos dela, caindo no chão devido ao barulho imenso. No momento os vidros do STF e Senado caíram."


Leandro Borges de Rezende

"Eu estava trabalhando no STF domingo pela manhã e ouvindo os barulhos dos caças e dos canhões. Comigo, estava meu amigo Mauro Azevedo. Aviões passaram várias vezes. Sempre que passavam, o barulho era atordoante. Parecia um trovão, mas dez vezes mais forte. E justamente quando comentávamos: "imagina se um caça desses batesse aqui", veio um outro avião, com um barulho muito mais ensurdecedor. Parecia que meus tímpanos virariam omelete. Nesse momento, portas começaram cair, vidros estilhaçaram voando de um prédio para outro. Me protegi com as mãos na cabeça e quando o barulho passou, eis que vejo de longe, meu amigo Mauro Azevedo saindo debaixo da mesa tremendo e pedindo um pouco de água com açúcar. Apesar de assustador, foi muito engraçado."


Raquel Fonseca
"Saí da Vila Planalto, onde moro, às 10h. Nesse momento passaram os dois caças pela primeira vez. Ao chegar na Praça dos Três Poderes, houve a salva de 21 tiros de canhão, o desfile e em seguida mais um rasante, numa sequência de três. O que me pareceu estranho é que os caças da Aeronáutica por duas vezes passaram em baixa altitude em relaçao ao que já vi em outros eventos. No penúltimo um deles passou pouco acima do STF e na ultima em sequencia, os dois caças passaram ao lado do Anexo I do Congresso Nacional, justamento ao lado do Senado Federal, que tambem teve vidraças quebradas. Quem estava presente à cerimônia aparentou surpresa, medo e susto, além claro da emocão causada pelas ondas supersônicas dos caças."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação