Cidades

Especialistas denunciam iluminação inadequada nos monumentos de Brasília

Helena Mader
postado em 08/07/2012 09:09
A maioria dos monumentos de Oscar Niemeyer só pode ser apreciada em sua plenitude durante o dia. Quando o Sol se põe, os palácios e os prédios públicos projetados pelo arquiteto mais famoso do país acabam escondidos na penumbra. Há mais de um ano, a iluminação das obras é motivo de reclamação entre especialistas, além de preocupação do próprio Niemeyer. Isso porque os projetos elaborados especialmente para iluminar os monumentos não são seguidos pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Com o uso de lâmpadas inadequadas, alguns edifícios, como o Congresso Nacional, parecem manchados à noite. Assim, fica impossível admirá-los por inteiro, mesmo a poucos metros.


As falhas na iluminação dos prédios recebem críticas do especialista Peter Gasper, um dos principais profissionais da área no Brasil e responsável pelo projeto dos principais monumentos de Brasília, como os palácios do Planalto e Alvorada e do Congresso Nacional. Ele também assina a iluminação de outros ícones brasileiros, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Para Gasper, os problemas na iluminação são um ;descaso com a obra de Niemeyer; e têm o mesmo efeito de uma ;pichação; sobre os monumentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação