Cidades

Gestão de leitos tira pacientes dos corredores do Hospital de Base

postado em 08/08/2012 18:08
Quem passa pela emergência do Hospital de Base (HBDF) percebe uma grande mudança. Os corredores da unidade estão vazios, graças à gestão de leitos instituída pela Portaria n; 16, de 13/2/2012. Esse documento atribui à Autoridade Gestora dos Leitos Hospitalares (AGLH) em cada unidade hospitalar, o objetivo de regular a ocupação dos leitos hospitalares a partir de critérios institucionais, levando em conta o risco clínico dos pacientes e a distribuição dos leitos hospitalares, segundo a característica clínica ou cirúrgica.

;Em termos práticos, a gestão de leitos realiza diariamente uma busca ativa em todos os andares para o levantamento de vagas existentes. Em seguida, distribuímos os pacientes pelos andares, observando prioridades: primeiro Centro Cirúrgico; segundo UTI e terceiro Pronto-Socorro;, explica o diretor-geral do HBDF, Julival Ribeiro. De acordo com ele, esses pacientes são distribuídos na forma simples de clínicos ou cirúrgicos. ;Desse modo, estamos quebrando paradigmas, pois não mais existem os ;donos de leitos; e sim os leitos da instituição;, comenta o diretor.

Outra medida adotada no HBDF foi a gestão do Centro Cirúrgico. ;Nosso intuito foi organizar a utilização das salas de cirurgias, adequando os horários dos procedimentos, para melhor aproveitamento do centro;. O diretor conta que essa mudança contribuiu para melhoria do fluxo no setor. ;Trata-se de uma ação realizada junto às chefias para que as equipes estejam no horário e desenvolvam suas tarefas de forma eficiente. Trabalhamos em conjunto para desafogar o hospital;, finaliza o diretor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação