Cidades

Novos ônibus coletivos devem entrar em circulação em abril de 2013

postado em 15/08/2012 06:45


Depois de alguns avanços e de enfrentar questionamentos na Justiça, o Governo do Distrito Federal deu, enfim, um passo efetivo para a reestruturação geral do sistema de transporte público da capital federal, que é considerado um dos piores e mais atrasados do Brasil. Desde ontem, está disponível o edital de licitação das mais de mil linhas de ônibus atualmente em operação no DF.



O processo será dividido em cinco lotes e os contratos de exploração terão validade de 10 anos de exploração. A estimativa de investimentos, por parte das empresas, é de R$ 7,7 bilhões na renovação total da frota de mais de 3 mil veículos e na implantação de tecnologia e de melhorias na infraestrutura. O Executivo espera assinar os contratos em outubro e prevê que os primeiros veículos entrem em circulação em abril de 2013. ;Não será uma simples troca de veículos velhos por novos. É muito mais. Haverá uma completa reformulação do sistema. Brasília tem 52 anos e a operação aqui é feita como há um século. Teremos de fazer uma mudança de paradigma e a licitação vai servir para isso;, explica o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), que participou das negociações sobre o assunto feitas na gestão Agnelo Queiroz (PT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação