Cidades

Artistas lutam para proteger o Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

postado em 05/09/2012 20:06
A reunião entre o Conselho de Cultura do DF e os artistas de diversas linguagens culturais, com a presença do secretário de Cultura, Hamilton Pereira, terminou com os conselheiros representantes da sociedade civil colocando-se contrários à decisão do governo de utilizar a verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para outros fins que não sejam o de formento a projetos artísticos. É intenção da pasta usar os recursos para festas promocionais do governo como carnaval, Natal e ano-novo, e a elaboração de projetos para recuperação de bens culturais degradados. "Nós não aceitamos essa ingerência. O FAC é uma conquista dos artistas. Esses eventos sempre foram patrocinados à parte pelo governo", reiterou Rênio Quintas, que lidera o Fórum de Cultura do DF.

Com a presença de artistas, produtores e representantes de diversas categorias, os conselheiros e o secretário ouviram seguidas manifestações e leituras de cartas de repúdios de diversas entidades, como a Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) e o coletivo CeiCine, da Ceilândia. "Estamos vivendo um momento de crise. O governo está usando recursos de todos os fundos. Ao menos o de Cultura, será utilizado dentro da sua destinação", rebateu o secretário.

Paritário, o Conselho de Cultura naturalmente se dividiu e os representantes dos artistas pediram uma reunião para analisar, com calma, a legalidade dessa ação, considerada abusiva e arbitrária pela classe artística presente à Sala Martins Pena. Sem um consenso, mas com a disposição de estabelecer um diálogo, as partes saíram de quase quatro horas de discussão com a possibilidade de encaminhar um debate mais aprofundado sobre o uso do FAC, a fim de reverter a aparente decisão unilateral da Secretaria de Cultura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação