Cidades

Concurso do Correio irá premiar foto da mais bela árvore do cerrado

Seleção começa em 25 de outubro, e os prêmios são celulares de última geração

postado em 28/09/2012 06:02

Seleção começa em 25 de outubro, e os prêmios são celulares de última geração
Depois do sucesso do concurso cultural que elegeu os ipês roxo e o amarelo mais bonitos da região, o Correio Braziliense lança um novo desafio: selecionar a mais bela árvore do cerrado plantada no Distrito Federal ou no Entorno. A promoção dá continuidade às eleições sobre o ipê-roxo, em junho, e o amarelo, em agosto. O último atraiu 89.656 imagens feitas pelos internautas.

Para participar, o concorrente deverá mandar uma fotografia atual com sua espécie favorita. O envio da imagem será feito para um hotsite específico do portal do jornal, a partir de 25 de outubro. O concurso irá até 5 de novembro, e os autores das três fotografias mais votadas serão premiados com celulares de última geração, por meio de uma parceria firmada com a operadora de telefonia celular Vivo. O primeiro colocado ganhará um iPhone 4S 16GB; o segundo, um Samsung Galaxy S; e o terceiro, um Nokia Asha 302.

Diversidade


Não faltam opções para concorrer. A diversidade do cerrado engloba árvores como pau-terra, buriti, jatobá, cagaita e mama cadela, entre outras espécies. Segundo especialistas, a iniciativa aproximará o leitor da vegetação nativa da cidade onde mora e despertará a consciência ecológica por meio da importância dessas árvores para o bioma.

Essa é a opinião do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) José Felipe Ribeiro. Ele acredita que a promoção vai surpreender muita gente. ;Todo mundo acha que o cerrado é feio, com árvores tortas que não servem para nada. Espero que o concurso ajude a mudar essa percepção. Nossa vegetação é muito mais que uma textura marrom. Temos muitas cores e espécies de potencial econômico enorme;, ensina.

Ele explica que características como troncos retorcidos e secos, às vezes, floridos, e com uma grande quantidade de insetos têm muito valor para a conservação e o uso de meio ambiente. ;As plantas protegem a pureza da nossa água e dão qualidade ao clima. Sem elas, como seria a seca? A vegetação do cerrado é rica e as pessoas devem aprender a valorizá-la;, recomenda.

Preconceito


Marcelo Hermes, professor e biólogo da Universidade de Brasília, considera a vegetação do cerrado maravilhosa. ;Existe muito preconceito com as árvores daqui, um erro de avaliação de que o solo é pobre. A biodiversidade é diferente, a segunda maior do Brasil;, aponta. Além disso, ele afirma que o calor e o clima de Brasília têm relação com a poda de árvores na cidade e a quantidade de asfalto e cimento, devido às inúmeras construções.

;As árvores trazem sombras, belezas e dão vida à cidade. No verão, ao meio-dia, no Museu da República, por exemplo, sentimos o efeito da falta de árvore aliado à camada de asfalto e cimento. Se fosse grama, seria menos pior, pois não teria irradiação de baixo para cima;, pondera.

Para participar do concurso que escolherá a planta mais bonita do cerrado, é necessário ser pessoa física, maior de 16 anos, residente e domiciliada no DF e no Entorno. Na primeira etapa de apuração, serão selecionadas 25 fotografias entre todas as enviadas pelos participantes.

As imagens serão divulgadas no portal do Correio Braziliense em 11 de novembro. No dia seguinte, começa a votação popular, que vai até o dia 20. A divulgação dos vencedores ocorrerá em 25 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação