Cidades

Hospital Santa Luzia deverá pagar família por ter negado atendimento

postado em 10/10/2012 17:31
O Hospital Santa Luzia foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais à família de um menino que teve atendimento negado. A unidade de saúde teria impedido as ações de emergência, apesar da família ter plano de saúde.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o pai do garoto disse que o filho sofreu um acidente na quadra de futebol de salão da escola. As traves do gol teriam caído sobre a cabeça da criança. Sem atendimento no Santa Luzia, o menino ferido foi encaminhado para a rede pública de saúde.


O comunicado do TJDFT explica que os representantes do hospital Santa Luzia chegou a afirmar que "não houve comprovação da gravidade do estado de saúde do menino, que em nenhum momento foi relatado que ele estava correndo risco de morte" e defendeu que o estado do paciente era estável.

A unidade de saúde afirmou ainda que houve erro do Corpo de Bombeiros por terem enviado a vítima primeiramente para um hospital particular, já que a orientação é para encaminhar as vítimas para os hospitais da rede pública, mesmo que tenham plano de saúde particular.

A assessoria do Santa Luzia disse que o hospital não tem Pronto Socorro, mas sim um Pronto Atendimento, apto a tratar pacientes com mal-estar temporário e situações de baixa e média complexidade. O hospital teria aconselhado que o menor fosse encaminhado ao Hospital de Base, visto ser o hospital de referência em trauma, hospital melhor preparando para atendimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação