Cidades

Dia Mundial de Combate à Obesidade lembra importância dos hábitos saudáveis

postado em 12/10/2012 10:36

Maria de Lourdes pesava 100kg, fez redução de estômago e exercícios, e chegou aos 56kgAos 38 anos, a médica Maria de Lourdes Castelo Branco ultrapassou os 100 quilos e se viu sofrendo os efeitos da obesidade. Além de dores pelo corpo, a autoestima da brasiliense foi devastada pelo excesso de peso. ;Uma vez, saí chorando de uma loja de roupas, porque nem os tamanhos masculinos serviam em mim;, lembra a ortopedista. Quando se olhar no espelho virou uma tortura, ela decidiu partir para o consultório médico, dessa vez como paciente. Em 2009, Maria de Lourdes fez cirurgia de redução de estômago e, um ano depois, atingiu sua meta: chegou aos 56 quilos.

Mas o procedimento cirúrgico não foi o único responsável pela transformação da médica. Menos de um mês após a operação, ela entrou na academia e, em seguida, se rendeu aos prazeres da corrida. Hoje, com três maratonas e incontáveis corridas de rua no currículo, ela diz se sentir uma outra pessoa. ;À medida que ia perdendo peso, eu ia doando minhas roupas. Eu entendia que aquele corpo não me pertencia, que eu não voltaria a ser daquele jeito nunca mais;, conta a corredora.

A história de Maria de Lourdes serve de inspiração para vários brasilienses que ainda sofrem desse mal, nas proximidades da data em que a doença é lembrada pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro. Considerada uma questão de saúde pública, esse problema atinge cerca de 15% da população do Distrito Federal, segundo a mais recente pesquisa do Ministério da Saúde. Além disso, quase 50% dos brasilienses padecem pelo excesso de peso, elemento visto como fator de risco para doenças cardiovasculares e mesmo psíquicas, como a depressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação