Cidades

Assembleia da Polícia Civil nesta quarta decide se a paralisação continua

postado em 22/10/2012 11:49
A greve de agentes da Polícia Civil do Distrito Federal, que chega a dois meses, pode chegar ao fim nesta semana. Está marcada para quarta-feira (24/10), uma assembleia para decidir a possibilidade de interrupção da paralisação. A reunião está prevista para as 15h, em frente ao Palácio do Buriti.

[SAIBAMAIS]Esta é a maior greve ininterrupta da Polícia Civil. Com os agentes de braços cruzados, não é possível fazer registros de crimes considerados de natureza leve. O sindicato reivindica reajuste salarial de 28%, reestruturação da carreira, plano de saúde subsidiado e a mudança do cargo de agente penitenciário para policial civil.



Segundo a chefe de comunicação da Secretaria de Administração Pública, Mariana Vicara, o GDF propôs, na última semana, a aceitação de três pontos reivindicados pelos grevistas. A proposta do governo prevê plano de saúde subsidiado a partir de janeiro de 2013, transformação de agentes penitenciários em policiais civis ; uma minuta que esclarece a mudança do nome já foi editada e deve se transformar em projeto de lei, de acordo com a secretaria ; e aumento do efetivo, pleiteado pela categoria desde 1993, com a contratação de 3.029 concursados.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis no DF (Sinpol), Luciano Marinho, o Governo do Distrito Federal (GDF) acenou que só irá negociar quando a Polícia Civil voltar às operações normalmente. Para ele, esse fato por influenciar a decisão da categoria de voltar ao trabalho. "Podemos dar um voto de confiança ao governo, mas é necessário que o GDF dê o primeiro passo", afirmou Marinho.

Segundo a Secretaria de Administração Pública, no momento, é inviável o reajuste de 28%, já que o orçamento da pasta, que já está fechado, não permite o aumento dos salários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação