Cidades

Reunião nesta sexta-feira deve definir a desativação do antigo Caje

postado em 26/10/2012 06:48
A Unidade de Internação do Plano Piloto tem hoje cerca de 400 jovens infratores: transferência até o fim de 2013

Palco de 25 mortes nos últimos 15 anos, a superlotada Unidade de Internação do Plano Piloto (IUPP), antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), deverá ser desativada até o fim de 2013. Hoje, representantes de várias instituições se reúnem para discutir detalhes do processo de transferência dos cerca de 400 adolescentes infratores. O local tem capacidade para 162. Na ocasião, será assinado um termo de compromisso. Nele, o GDF garante entregar pelo menos cinco novas instituições para receber jovens em conflito com a lei.



O encontro contará com a presença de autoridades do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Secretaria da Criança e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No mês passado, o CNJ recomendou, pela segunda vez, o encerramento de todas as atividades no Caje. As meninas internadas no local foram levadas para o Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), no Recanto das Emas, mas a medida não pôde ser estendida aos meninos, responsáveis por ocupar mais de 95% do sistema. A ação do CNJ foi motivada após a morte de três internos em 20 dias, entre agosto e setembro. Os assassinatos levaram a polícia a suspeitar da atuação de quadrilhas. Elas estariam encomendando as execuções. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, confirmou, em entrevista ao Correio, não considerar normal tantos homicídios em um pequeno espaço de tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação