Cidades

Número de devedores brasilienses cai de 87% para 84% em outubro

postado em 13/11/2012 10:58

A inadimplência do consumidor brasiliense diminuiu em outubro depois de cinco meses seguidos de alta, apontou uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) nesta terça-feira (13/11). Ao todo, existem 623.817 pessoas endividadas no Distrito Federal.


Segundo os dados, o número de moradores da capital federal que declararam ter algum tipo de dívida caiu em 3,1% de setembro para outubro, passando de 87,3% para 84,2%.


Para o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, a queda de endividados é evidenciada pela melhora no orçamento do consumidor. ;Os brasilienses estão mais interessados em renegociar pagamentos em atraso. Os juros mais baixos no crédito estão motivando os consumidores a quitarem seus débitos. O 13; salário também ajuda aqueles que têm contas a pagar na hora de quitar as parcelas em atraso;, argumenta.

De acordo com a pesquisa, o maior inimigo para o problema é o cartão de crédito. Cerca de 89,2% dos entrevistados informaram ter dívidas desse tipo. Dos endividados, apenas 32,7% das pessoas tem condições de quitar seus débitos e 59,3% disseram que poderiam pagar somente parte da dívida construída.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação