Cidades

PM quer combater sequestro relâmpago com "autuação simbólica"

A corporação esclarece que não se trata propriamente de uma autuação, já que não haverá aplicação de multas

postado em 07/02/2013 11:33
Material começa a ser distribuídos nos próximos dias:

"Cidadão, você é uma vítima em potencial do sequestro relâmpago". Policiais militares que fazem ronda nas ruas distribuem filipetas com esses dizeres nos próximos dias. Apesar do nome "auto de alerta" em letras garrafais, a corporação esclarece que não se trata propriamente de uma autuação, já que não haverá aplicação de multas.



A partir dos números, a PM vai mapear locais de maior vulnerabilidade, para direcionar planejamento de combate a esse tipo de , na comparação com igual período do ano passado. Outro folder, com mais informações detalhadas integra a campanha.

Material com mais informações detalhadas estará disponível no site da PM

[SAIBAMAIS]O auto de alerta vem com cartilha de instruções de segurança para "prevenção" do sequestro: Não namore dentro de veículos, principalmente em locais escuros; ao sair do banco ou caixa eletrônico, procure observar as pessoas que estão nas proximidades.

"Se alguma pessoa o seguir, procure um PM mais próximo", recomenda o material, que sugere evitar uso de caixas eletrônicos à noite e acrescenta: "Ao perceber indivíduos suspeitos próximos ao veículo, não se aproxime. Vir para o automóvel com as chaves na mão facilita a ação de marginais à espreita".

Situações adversas, como carro que não funciona também são contempladas: "Caso seu carro não funcione, feche-o e retorne para onde você veio. Cuidado, pois a pane pode ter sido provocada. Depois, observe ou peça que alguém observe se há estranhos por perto". Por fim, o material traz conduta de comportamento para o caso de o sequestro ser inevitável: "Não se desespere, a calma é fator fundamental para não irritar o marginal, que em muitas das vezes poderá estar mais nervoso que a própria vítima, quase sempre drogado e com uma arma na mão. Por isso, não reaja".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação