Cidades

Pediatra que receitou alta dosagem de adrenalina a criança renova atestado

Fernanda Souza deveria ter retornado ao trabalho na quarta-feira (19/2)

postado em 20/02/2013 11:48

Rafaela morreu no dia dia 23/1 após receber dose de 3,5 ml de adrenalinaA pediatra suspeita de receitar para a menina Rafaela Luiza Formiga de Morais, de 1 ano e sete meses, que morreu após a aplicação do medicamento, apresentou um novo atestado médico de 30 dias nesta quarta-feira (20/2).

Fernanda Sousa, médica do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), (20/2), porque o prazo do primeiro atestado já havia expirado. Rafaela morreu no dia dia 23/1.

A Secretaria de Saúde informou que as investigações preliminares resultaram na abertura de um processo administrativo disciplinar para apurar o caso com mais detalhes. O prazo para conclusão da investigação é de seis meses.

A secretaria alega também que, até o momento, não está comprovada a ligação entre a morte da paciente e a aplicação de adrenalina.



Entenda o caso

No dia 20/1, Rafaela deu entrada no Hmib com alergia e vermelhidão pelo corpo. De acordo com a família da criança, a pediatra Fernanda Sousa teria receitado uma dose de 3,5 ml de medicamento para controlar os sintomas.

Minutos após ter recebido a medicação, a menina apresentou piora no quadro e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Santa Maria. No dia 23/1, Rafaela teve cinco paradas cardíacas e não resistiu.

No dia 21/01, a médica Fernanda Sousa apresentou o primeiro atestado que terminaria no dia 28/1. No entanto ela pediu a prorrogação do atestado para 30 dias de afastamento. Nesta quarta-feira (20/2), a pediatra apresentou novo atestado com o prazo de 30 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação